O teste de DNA para paternidade tem a finalidade de descobrir se há, ou não, o vínculo genético entre duas pessoas.
É um exame simples, onde é feita uma análise comparativa de ambos os DNAs.
O que é o Teste de Paternidade?
É um exame que determina se há ou não vínculo de paternidade entre duas pessoas por meio da análise comparativa de DNA.
Como é realizado o teste de DNA?
Ambos devem comparecer ao laboratório para coletar amostras de sangue, que devem ser realizadas na presença de todos os envolvidos.
Entrega do resultado
Para assegurar a confidencialidade, o resultado só é entregue às pessoas examinadas (quando maiores) pessoalmente no laboratório. Em casos judiciais, o resultado do exame será endereçado diretamente ao juiz solicitante.
Fatores que alteram o resultado do teste de paternidade
Como cada pessoa possui um DNA, não é possível que ele seja alterado com o uso de substâncias químicas, álcool e uso de tabaco, por exemplo.
Caso um dos envolvidos tenha passado por uma transfusão de sangue, é necessário avisar o médico e laboratório responsável pela coleta.
A chance de os pacientes obterem um resultado falso-negativo ou falso-positivo é de menos de 0,1%.
O que você precisa saber sobre o teste
Inicialmente, são analisadas quinze regiões hipervariáveis do DNA de cada indivíduo, utilizando a tecnologia de PCR e sequenciamento automático de DNA (mesma tecnologia disponível nos grandes centros de pesquisa e investigação, como o FBI).
Os testes do Lavoisier são liberados apenas quando apontam:
-
Precisão com índice de paternidade acumulado (IPC) de no mínimo 10.000 em casos Duo (suposto pai + filho)
-
99,999% em casos Trio (suposto pai + mãe + filho) com IPC mínimo de 100.000.
Quando necessário, são analisadas mais de 60 regiões hipervariáveis do DNA, até a obtenção do índice ideal de vínculo genético.
No caso da inclusão da paternidade ou maternidade, os dados são calculados estatisticamente com base nas frequências de alelos obtidas experimentalmente pela população.
Exclusão de DNA materno e paterno
O exame tem como objetivo comparar metade do DNA da mãe e metade do DNA do pai biológico para assim comparar com o do filho.
Para isso, o primeiro passo consiste em tentar excluir a paternidade baseando-se nas informações fornecidas pelo laboratório responsável após tipificar ambos os DNAs.
Caso haja exclusão da paternidade, iniciam-se os cálculos para pesquisar a inclusão. Além disso, recomenda-se realizar a retroprova, feita com DNA coletado das amostras em uma data diferente.
Valor do teste de DNA
Para saber o valor e mais informações sobre este exame, fale com a central de atendimento pelo telefone: +55 (11)3047-4488. Se preferir, vá a uma de nossas unidades que possui este exame. Consulte as unidades disponíveis aqui.