Autor: Dr. Alexandre Bossoni - Médico neurologista
Dor de cabeça constante, ou Cefaleia Crônica Diária, é a condição que ocorre de forma crônica, por mais de 3 meses, e está presente todos os dias na vida do paciente acometido.
Possíveis causas da dor de cabeça constante
Dentre as possíveis causas da cefaleia crônica diária, podemos citar:
-
Dor de cabeça primária, que são processos patológicos, ou seja, doenças baseadas numa disfunção dos núcleos de processamento e percepção de dor no cérebro, como enxaqueca, cefaleias tensionares, hemicranias continua e hemicrania paroxística;
-
distúrbios da articulação temporomandibular;
-
distúrbios das articulações do pescoço;
-
distúrbios osteomusculares de ombros, clavículas e região de trapézio;
-
problemas das artérias do pescoço;
-
trombose das artérias das veias intracranianas;
-
tumores;
-
hipertensão intracraniana;
-
hipotensão intracraniana;
-
uso excessivo de analgésicos não orientado por médicos.
Dor de cabeça constante e enjoo
Dor de cabeça constante e enjoo pode indicar uma infinidade de condições. Dentre as principais causas, podemos citar: crise de enxaqueca, onde o enjoo é um sintoma muito frequente e, até mesmo, tumor cerebral (hipertensão intracraniana).
Em casos de sintomas, é essencial procurar auxílio médico para análise.
Dor de cabeça do lado esquerdo ou direito
Os possíveis diagnósticos que causam dor de cabeça do lado esquerdo ou direito são: enxaqueca, que se fixa apenas de um lado; dissecção arterial, que tem uma lesão de artéria; e trombose venosa cerebral. Entretanto, é fundamental considerar e avaliar as demais variáveis.
Dor de cabeça constante na testa
Múltiplos diagnósticos precisam ser considerados. Os mais frequentes são: cefaleia tipo tensão e cefaleia decorrente de síndrome miofascial cervical.
Dor de cabeça na gravidez
A dor de cabeça é bastante comum durante a gestação. É necessário se atentar se a cefaleia está associada com hipertensão arterial, exacerbação de uma enxaqueca prévia ou trombose venosa cerebral, que pode ocorrer por volta do 3° trimestre ou no pós-parto.
Se estiver com suspeita de gravidez, faça o beta HCG, exame feito por coleta sanguínea e responsável por identificar gestação.
Quando a dor de cabeça é preocupante?
Deve ser preocupante quando a dor de cabeça muda de característica, por exemplo caso tenha uma dor de um jeito específico e passa a ser completamente diferente. Também é necessário auxílio quando a dor começar subitamente e com forte intensidade.
Como é a dor de cabeça de um AVC?
A dor de cabeça não é um sintoma típico e frequente de AVC isquêmico.
Os sintomas mais importantes que podem indicar o AVC são: perdas da movimentação, sensibilidade, coordenação, visão e equilíbrio.
Em alguns casos de AVC, a dor de cabeça é, sim, um indício, mas geralmente está associada com os sintomas de perda citados acima.
Já quando se trata de sangramento intracraniano, que seria o AVC hemorrágico, o importante a ser considerado são as dores trovoadas, como se fossem raios que caem na cabeça. Seu início é abrupto e de forte intensidade.
Dor de cabeça constante pode ser covid-19?
Sim, esse é um indício muito frequente nos casos de covid-19 durante a infeção aguda, junto com outros sintomas respiratórios e sistêmicos, como mal-estar e dor no corpo.
Além disso, muitos pacientes acometidos previamente relatam também dor constante após a recuperação total da infecção.
Tomar remédio para dor de cabeça ou ir ao médico?
A partir do momento em que a dor está incomodando e você precisar tomar remédio para aliviar o sintoma mais de duas vezes por mês, é preciso procurar um médico para orientação e diagnóstico.
Caso esteja com uma dor de cabeça que está piorando ao longo dos dias e necessita todo dia tomar um remédio, também é fundamental procurar um médico assim que possível.
Com o Nav Dasa, nossa plataforma de tecnologia simplificada, você pode fazer consultas online e marcar exames.