Mamografia Digital: como é feita, diferenciais e o que detecta

mamografia digital

 

Autora: Cecília Gnoatto - radiologista

 

Consultar Preço da Mamografia Digital

 

A mamografia é o principal método para detectar o câncer de mama inicial, quando ainda não é palpável.  A mamografia digital é uma versão mais moderna do exame convencional e visa detectar e diagnosticar o câncer de mama e outras anomalias locais.  

Apesar de ainda obter as imagens por meio de um raio-x, elas ficam armazenadas digitalmente, como se fosse uma foto.  

O tempo do exame é reduzido e permite que mais imagens sejam feitas durante o processo.  

Geralmente, provoca menos desconfortos e uma melhor visualização do tecido mamário e glândulas. 

 

O que é a mamografia digital? 

A mamografia digital é um exame de diagnóstico por imagem utilizado para detectar e diagnosticar precocemente o câncer de mama.  

 
De forma geral, trata-se de uma versão mais moderna da mamografia convencional, que utiliza filmes radiográficos para registrar as imagens. 

Para captar as imagens, o equipamento de raio-X é conectado a um computador e elas ficam armazenadas em formato digital. Isso facilita a interpretação e análise pelos especialistas.  
 

Como a mamografia digital é feita? 

Assim como ocorre na mamografia convencional, na mamografia digital as imagens são obtidas a partir de raio-X, adequado para a avaliação das mamas.  

As mamas são posicionadas sobre um detector que adquire as imagens de forma eletrônica. Em seguida, as informações são enviadas para o computador, que processa a imagem em segundos.  

Desta forma, a técnica que realiza o exame avalia se o posicionamento foi adequado, prosseguindo o exame com agilidade. 

Para permitir a qualidade do exame, assim como reduzir a radiação e a movimentação durante a exposição radiográfica, a compressão das mamas é necessária. Geralmente, são realizadas duas compressões em cada mama.  

O exame demora apenas alguns minutos. As imagens captadas podem ser impressas em filmes adequados e ficam armazenadas para depois serem analisadas pelos especialistas em monitores próprios para a avaliação de mamografias.   

 

Agendar Mamografia Digital

 

A partir de qual idade a mulher deve realizar a mamografia digital? 

A recomendação da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) é que mulheres realizem a mamografia de rastreamento a partir dos 40 anos, anualmente. 

Em alguns casos, quando a mulher apresenta mutações genéticas que podem aumentar a incidência do câncer de mama, por exemplo, a mamografia pode ser solicitada antes dessa faixa etária.  

 

O que a mamografia digital pode detectar? 

A mamografia digital é um exame de imagem que tem o objetivo de detectar alterações e anomalias nas mamas, como o câncer mamário.  

Além disso, também pode detectar tumores benignos, microcalcificações (pequenos depósitos de cálcio nas mamas), assimetrias, espessamento do tecido mamário e distorções da forma ou retrações.

 

Agendar Mamografia Digital

 

 
Qual a diferença entre a mamografia digital e a convencional? 

Tanto a mamografia digital quanto a convencional são exames específicos para obter o diagnóstico de câncer de mama por meio de imagens. 

No entanto, a mamografia convencional obtém as imagens do raio-x de forma analógica, por meio da revelação de uma chapa. Portanto, o mamógrafo, que é o aparelho em que é realizado o exame, é uma máquina de raio-x adaptada. As imagens obtidas são apenas bidimensionais e a mamografia convencional é mais comum e acessível. 

Já a mamografia digital, apesar de ainda obter as imagens por meio de um raio-x, elas ficam armazenadas digitalmente, como se fosse uma foto. O tempo do exame é reduzido e permite que mais imagens sejam feitas durante o processo.  

De forma geral, ambos exames são eficientes para detectar alterações nas mamas, como o câncer.  

A diferença é que a mamografia digital traz algumas vantagens, como menor tempo de realização de exame, maior conforto e as imagens obtidas são mais detalhadas, o que facilita a visualização do tecido mamário e glândulas.  

 

Como é o preparo para a mamografia digital? 

Assim como ocorre com a mamografia convencional, a mamografia digital não exige preparo. Mas, algumas atitudes podem aumentar o conforto durante o procedimento.  

A recomendação é que a mamografia não seja realizada perto da menstruação. Isso porque neste período as mamas estão mais sensíveis.  

Além disso, é importante evitar usar cosméticos na região das mamas e axilas, como talcos e desodorantes, pois alguns simulam calcificações. 

Em relação à mulher gestante, a mamografia só deve ser realizada em casos necessários e com os devidos cuidados para a proteção ao bebê.

 

Agendar Mamografia Digital

 

 

Lavoisier é um laboratório da marca Dasa