Preciso tomar a vacina da gripe durante a pandemia do COVID-19?

Preciso tomar a vacina da gripe durante a pandemia do COVID-19? - Lavoisier

A vacina da gripe é responsável por conferir proteção contra infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza. A gripe ocorre com maior frequência em períodos mais frios e secos e, normalmente, é transmitida por via respiratória, através da inalação de partículas virais suspensas no ar.

Os sintomas da gripe incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar, fraqueza, tosse, dor de garganta e coriza, sintomas muito semelhantes com os da COVID-19. 

Durante a pandemia, muitas pessoas se sentem receosas de sair de casa, principalmente para ir em postos de saúde, mas a vacinação durante esse momento é primordial para evitarmos de forma eficiente as doenças potencialmente graves.

Por que a vacina da gripe é recomendada durante a pandemia?

Tomar a vacina da gripe durante a pandemia é importantíssimo para fortalecer o sistema respiratório contra infecções virais e evitar surtos de doenças passíveis de controle através da vacinação.  

É comum que durante esse período as pessoas se sintam inseguras ao sair de casa, mas devemos ter a consciência de que ao se vacinar você estará protegendo a si próprio e a todos à sua volta. 

Além disso, durante a pandemia, muitas pessoas estão optando pela vacinação em domicílio, o que permite que se protejam mesmo sem sair de casa.

banner vacina da gripe

A vacina contra o coronavírus também protege da gripe?

Não. A vacina COVID-19 só é capaz de conferir proteção contra as infecções causadas pelo Coronavírus. Já a vacina da gripe só é responsável por proteger de doenças causadas pelo vírus Influenza. 

Mesmo que tenham sintomas semelhantes, são doenças com gravidades e causas diferentes. Em caso de suspeita de Coronavírus, não deixe de realizar os testes de COVID-19 e fazer o diagnóstico o mais rápido possível.

Quais as diferenças entre as vacinas da gripe e do coronavírus?

Ambas as vacinas protegem contra doenças diferentes, ou seja, uma é incapaz de substituir a outra. Além disso, as vacinas possuem porcentagem de eficácia, público destinado e quantidade de doses necessárias diferentes. 

A vacina da gripe necessita apenas de uma dose anual. Já a vacina COVID-19 precisa de duas doses para ser eficaz, e ainda não se sabe duração da proteção conferida. 

Os grupos de vacinação também mudam. A vacina da gripe é recomendada para todas as pessoas com mais de seis meses de vida, e a vacina COVID-19 para maiores de 18 anos. 

A vacina da gripe tem eficácia de 60% a 70%. Já as vacinas COVID-19 disponíveis têm eficácia de 50% a 95% para sintomas leves e moderados e 100% contra as formas graves da doença. 

É possível ter gripe e COVID-19 ao mesmo tempo?

Sim, é possível, mas muito raro. A gripe e a COVID-19 apresentam sintomas muito parecidos, podendo dificultar o diagnóstico.

As medidas de proteção contra o coronavírus também evitam a gripe?

Sim. Ambas as doenças são infecções virais e são transmitidas do mesmo jeito, por via respiratória. Para evitar a gripe podem ser utilizadas as mesmas medidas de proteção, como evitar lugares com aglomerações de pessoas, utilizar máscaras protetoras, manter o distanciamento social e higienizar as mãos e os objetos com frequência.

Onde encontrar a vacina da gripe?

A vacina da gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para grupos considerados prioritários de acordo com o Ministério da Saúde, como: 

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;

  • Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);

  • Adultos a partir de 55 anos;

  • Profissionais da saúde;

  • Professores e profissionais de escolas públicas e privadas;

  • População indígena;

  • Pessoas com doenças crônicas (como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, imunocomprometidos, entre outras);

  • Forças de segurança e salvamento; 

  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, bem como a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. 

Também é possível encontrar a vacina da gripe nos serviços privados de vacinação. 

É necessário esperar para tomar outra vacina depois de receber a dose da vacina do COVID-19?

Sim. A recomendação atual é para que todos que irão tomar a vacina COVID-19 aguardem 14 dias antes e depois de cada dose para tomar qualquer outro tipo de imunizante.