
A vacina da gripe é responsável por conferir proteção contra infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza. A gripe ocorre com maior frequência em períodos mais frios e secos e, normalmente, é transmitida por via respiratória, através da inalação de partículas virais suspensas no ar.
Os sintomas da gripe incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar, fraqueza, tosse, dor de garganta e coriza, sintomas muito semelhantes com os da COVID-19.
Durante a pandemia, muitas pessoas se sentem receosas de sair de casa, principalmente para ir em postos de saúde, mas a vacinação durante esse momento é primordial para evitarmos de forma eficiente as doenças potencialmente graves.
Por que a vacina da gripe é recomendada durante a pandemia?
Tomar a vacina da gripe durante a pandemia é importantíssimo para fortalecer o sistema respiratório contra infecções virais e evitar surtos de doenças passíveis de controle através da vacinação.
É comum que durante esse período as pessoas se sintam inseguras ao sair de casa, mas devemos ter a consciência de que ao se vacinar você estará protegendo a si próprio e a todos à sua volta.
Além disso, durante a pandemia, muitas pessoas estão optando pela vacinação em domicílio, o que permite que se protejam mesmo sem sair de casa.
A vacina contra o coronavírus também protege da gripe?
Não. A vacina COVID-19 só é capaz de conferir proteção contra as infecções causadas pelo Coronavírus. Já a vacina da gripe só é responsável por proteger de doenças causadas pelo vírus Influenza.
Mesmo que tenham sintomas semelhantes, são doenças com gravidades e causas diferentes. Em caso de suspeita de Coronavírus, não deixe de realizar os testes de COVID-19 e fazer o diagnóstico o mais rápido possível.
Quais as diferenças entre as vacinas da gripe e do coronavírus?
Ambas as vacinas protegem contra doenças diferentes, ou seja, uma é incapaz de substituir a outra. Além disso, as vacinas possuem porcentagem de eficácia, público destinado e quantidade de doses necessárias diferentes.
A vacina da gripe necessita apenas de uma dose anual. Já a vacina COVID-19 precisa de duas doses para ser eficaz, e ainda não se sabe duração da proteção conferida.
Os grupos de vacinação também mudam. A vacina da gripe é recomendada para todas as pessoas com mais de seis meses de vida, e a vacina COVID-19 para maiores de 18 anos.
A vacina da gripe tem eficácia de 60% a 70%. Já as vacinas COVID-19 disponíveis têm eficácia de 50% a 95% para sintomas leves e moderados e 100% contra as formas graves da doença.
É possível ter gripe e COVID-19 ao mesmo tempo?
Sim, é possível, mas muito raro. A gripe e a COVID-19 apresentam sintomas muito parecidos, podendo dificultar o diagnóstico.
As medidas de proteção contra o coronavírus também evitam a gripe?
Sim. Ambas as doenças são infecções virais e são transmitidas do mesmo jeito, por via respiratória. Para evitar a gripe podem ser utilizadas as mesmas medidas de proteção, como evitar lugares com aglomerações de pessoas, utilizar máscaras protetoras, manter o distanciamento social e higienizar as mãos e os objetos com frequência.
Onde encontrar a vacina da gripe?
A vacina da gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para grupos considerados prioritários de acordo com o Ministério da Saúde, como:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
-
Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);
-
Adultos a partir de 55 anos;
-
Profissionais da saúde;
-
Professores e profissionais de escolas públicas e privadas;
-
População indígena;
-
Pessoas com doenças crônicas (como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, imunocomprometidos, entre outras);
-
Forças de segurança e salvamento;
-
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, bem como a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Também é possível encontrar a vacina da gripe nos serviços privados de vacinação.
É necessário esperar para tomar outra vacina depois de receber a dose da vacina do COVID-19?
Sim. A recomendação atual é para que todos que irão tomar a vacina COVID-19 aguardem 14 dias antes e depois de cada dose para tomar qualquer outro tipo de imunizante.