Vacina meningocócica B: entenda por que ela precisa estar no seu calendário

 

Consultar preço da vacina

 

A vacina meningocócica B é a forma mais eficaz e segura de prevenção contra a meningite, uma infecção que pode ser fatal. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a doença, sequelas, tratamento, tipos de vacina e para quem são recomendadas. 

 

Vacina meningocócica B: o que é e para que serve? 

A vacina meningocócica B é o imunizante que serve para prevenir meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo do sorogrupo B. 

 

O que é a meningite? 

A meningite é uma infecção que afeta as meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É preferencialmente causada por vírus e bactérias, sendo as formas mais graves da doença provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis, conhecida como meningococo. 
 
O meningococo tem 12 sorogrupos: A, B, C, E, H, I, K, L, W, X, Y e Z, mas as infecções são causadas pelos sorogrupos A, B, C, W, X e Y.  

 

Possíveis sequelas da meningite 

A meningite viral tende a ser mais leve e geralmente tem uma evolução benigna na maioria dos casos. Em contraste, a meningite em bebês, quando bacteriana, é considerada uma doença muito grave também para crianças menores de 5 anos.

A doença pode ser fatal em poucas horas, caso o paciente não receba tratamento rapidamente. Além disso, quanto mais grave a infecção, maior o risco de desenvolver sequelas da meningite, como: 

  • Perda de audição. 

  • Perda de visão. 

  • Problemas de concentração e memória. 

  • Comprometimento da coordenação motora, equilíbrio, fala e aprendizado. 

  • Epilepsia. 

  • Amputação de membros. 

  • Paralisia cerebral. 

 

Agendar Vacina
 
 

Tipos de vacinas contra a meningite 

Os tipos de vacinas contra meningite abrangem imunizantes desenvolvidos especificamente para combater as bactérias do grupo meningococo, assim como outras bactérias que também podem causar meningite, entre as quais estão:

BCG

A vacina BCG é utilizada para prevenir infecções causadas pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, responsável pela tuberculose. Ela ajuda a evitar as formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose disseminada. 

A BCG requer apenas uma dose e é recomendada para crianças desde o nascimento até antes de completarem 5 anos.

Vacina conjugada Haemophilus influenzae tipo b

A vacina conjugada previne doenças causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b, como meningite, pneumonia, sepse e artrite. 

No Sistema Único de Saúde (SUS), ela é incluída na vacina Pentavalente e é aplicada aos 2, 4 e 6 meses. No sistema privado, ela está presente nas vacinas Pentavalente e Hexavalente, administradas aos 2, 4 e 6 meses, com uma dose de reforço aos 15 meses.

Pneumocócica 10-valente (Conjugada)

A vacina Pneumocócica 10-valente (Conjugada) protege contra doenças como pneumonia, otite e meningite causadas por 10 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, conhecida como pneumococo. 

Essa vacina é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é recomendada para crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos.

Pneumocócica 23-valente (Polissacarídica)  

A vacina Pneumocócica 23-valente (Polissacarídica) protege contra doenças graves, como pneumonia e meningite, causadas por 23 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo). 

Essa vacina tem um esquema vacinal específico e não é indicada para crianças, adolescentes e adultos saudáveis. É recomendada para: 

  • Crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos com condições de saúde que aumentam o risco de infecção (como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves e imunossupressão); 

  • Pessoas a partir de 60 anos como parte do esquema vacinal de rotina.

Pneumocócica 13-valente (Conjugada)   

A vacina Pneumocócica 13-valente (Conjugada) protege a maioria das doenças invasivas graves, como pneumonia e meningite, causadas por 13 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo). 

É recomendada para o esquema vacinal de rotina de crianças a partir dos 2 meses até menores de 6 anos. Além disso, é indicada para crianças, adolescentes e adultos com condições de saúde que aumentam o risco de infecção, como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves, e imunossupressão.

Meningocócica C (Conjugada)   

A vacina Meningocócica C (Conjugada) protege contra a doença meningocócica causada pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C, conhecida como meningococo C. Ela está disponível exclusivamente na rede pública de saúde. 

No SUS, a vacinação é realizada aos 3 e 5 meses, com uma dose de reforço aos 12 meses. Adolescentes e adultos que ainda não foram vacinados podem receber as doses a qualquer momento.

Meningocócica ACWY (Conjugada)   

A vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) protege contra a doença meningocócica causada pela bactéria Neisseria meningitidis dos sorogrupos A C, W e Y. 

Ela é geralmente administrada a partir dos 3 meses, com uma segunda dose aos 5 meses, e reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos. No SUS, está disponível em dose única para adolescentes entre 11 e 12 anos como reforço após a vacina Meningocócica C.

Meningocócica B   

A vacina Meningocócica B protege contra a doença meningocócica causada pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo B. Disponível apenas na rede privada. 

 

Para quem a vacina meningocócica B é indicada? 

A vacina meningocócica b é indicada para crianças, adolescentes e adultos até 50 anos e para viajantes que se dirigem a áreas com alto risco de ocorrência da doença. 

 

Agendar Vacina
 
 

A vacina meningocócica B é aplicada em quantas doses? 

O esquema de vacinação difere conforme a idade, variando entre duas e três doses. 

  • Crianças de 2 meses: 3 doses com um intervalo de 2 meses entre elas, com um reforço entre 12 e 15 meses. Esse reforço deve ser administrado pelo menos 6 meses após a última dose. 

  • Crianças de 3 a 5 meses: 2 doses com um intervalo de 2 meses entre elas, com um reforço entre 12 e 15 meses. Esse reforço deve ser administrado pelo menos 6 meses após a última dose. 

  • Crianças de 6 a 11 meses: 2 doses com um intervalo de 2 meses entre elas, com um reforço entre 12 e 15 meses. O reforço deve ser dado no segundo ano de vida, pelo menos 2 meses após a última dose. 

  • Crianças de 12 a 23 meses: 2 doses com um intervalo de 2 meses entre elas, com um reforço 12 meses após a última dose. 

  • Indivíduos de 2 a 50 anos (dependendo do risco epidemiológico) que nunca receberam a vacina: 2 doses com um intervalo de 1 mês entre elas. 

 

Vacina meningocócica B: preço e onde tomar 

Para consultar preços, obter mais informações sobre a vacina meningocócica b e localizar o laboratório mais próximo da sua região, agende na nossa plataforma online.

 

Agendar Vacina
 
 

Atendimento domiciliar sem taxa de deslocamento

O Lavoisier vai até você com o atendimento móvel sem taxa de deslocamento.

Conte com a aplicação de vacinas e coleta de exames no conforto da sua casa sem precisar se deslocar até nossas unidades, e ainda com cobertura de planos de saúde. Clique no link abaixo para tirar suas dúvidas e agendar a data.

 

Agendar Vacina em Casa

 

 

 

Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, infectopediatra e médica consultora em vacinas da Dasa.

dasa