Revisão: Dra. Myrna Campagnoli - Médica Endocrinologista
A vitamina D é um hormônio que atua na saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em diversos órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central.
É uma vitamina essencial para o organismo humano e mantê-la na quantidade adequada fornece diversos benefícios.
Vitamina D: qual sua função?
A principal função da vitamina D é preservar o sistema osteomuscular, agindo nas concentrações de cálcio e fósforo no organismo.
Nos últimos anos, a ciência tem demonstrado a presença de receptores de vitamina D em diversos órgãos e tecidos o que sugere que a atuação da vitamina D seja muito mais ampla do que se imaginava. Atualmente, existem evidencias de atuação da vitamina D nos seguintes tecidos e processos:
-
metabolismo do colágeno
-
regulação do magnésio
-
Liberação de insulina pelo pâncreas e da prolactina pela hipófise
-
Controle da hipertensão arterial sistêmica e obesidade
-
Prevenção de alguns tumores, como carcinoma de mama, melanoma, alguns tipos de leucemias, carcinoma de próstata e de intestino
-
Prevenção de doenças autoimunes.
Onde a vitamina D é encontrada?
Os precursores de vitamina D são produzidos pelo nosso próprio corpo. Através da exposição solar, a pele transforma a pró-vitamina D3 em pré-vitamina D3 e posteriormente em Vitamina D3, que também pode ser adquirida pela dieta e uso de suplementos.
Após esse processo, a molécula sofre sua primeira ativação no fígado (hidroxilação) e se transforma em 25 OH D3, que é a vitamina D dosada no sangue. A 25OHD3 é metabolizada no rim, produzindo o calcitriol, molécula ativa da vitamina D.
Vitamina D baixa: como medir?
Para medir a dosagem de vitamina D no organismo, utiliza-se exames de sangue. Você pode realizá-lo aqui no Lavoisier, através do Nav Dasa, o seu assistente de saúde.
Quando os níveis de vitamina D estão baixos, a taxa de cálcio presente no organismo é reduzida, o que afeta negativamente a ossificação e crescimento em crianças e a remodelação óssea em adultos, desenvolvendo osteopenia e osteoporose nos adultos, e raquitismo nas crianças.
A falta da vitamina também afeta a força e a contratilidade muscular e pode causar fraqueza muscular.
Vitamina D infantil: como suprir a deficiência nas crianças?
O Departamento de Nutrologia e Suporte Nutricional da SBP, indica a profilaxia medicamentosa para crianças abaixo de dois anos. Ou seja, recém nascidos, mesmo quando em aleitamento materno, devem receber suplementação de vitamina D a partir da primeira semana de vida.
Ademais, outras fontes alimentares de vitamina D devem ser incluídas na ingestão diária de cada criança.
Qual a quantidade necessária de vitamina D?
São considerados níveis normais:
-
População saudável abaixo de 60 anos: Superior a 20 ng/mL.
-
População acima de 60 anos e grupos de risco: 30 a 60 ng/mL.
Como ingerir vitamina D: alimentos e suplementos
A maior parcela de vitamina D é proveniente da exposição solar. Alguns alimentos são capazes de fornecer vitamina D para o organismo.
Quais alimentos possuem vitamina D?
Os principais alimentos ricos em vitamina D são:
-
Peixes oleosos: salmão, atum enlatado, sardinha em conserva.
-
Gema de ovo;
-
Cogumelos.
Suplementos
Os suplementos só são indicados quando o nível de vitamina D está abaixo do ideal para a idade ou condição clínica requer a suplementação. De toda forma, lembre-se que a automedicação pode causar danos para a saúde e é sempre importante consultar seu médico de confiança para a prescrição da dose adequada de suplementação.
Tratamento para a falta de vitamina D
O tratamento medicamentoso só deve ser iniciado de acordo com a necessidade individual de cada pessoa. Para entender melhor, é fundamental consultar um profissional e nunca se automedicar!
Sabia que você pode fazer exames em casa sem pagar taxa de deslocamento?
O Lavoisier vai até você com o atendimento móvel sem taxa de deslocamento. Faça seus exames no conforto da sua casa sem precisar se deslocar até nossas unidades, e ainda com cobertura de planos de saúde. Clique aqui para tirar suas dúvidas e agendar a data.