Autor: Dr. Jaime Kulak - médico ginecologista
A mamografia é uma radiografia da mama utilizada para avaliar a presença de sinais precoces de câncer de mama, antes mesmo de a mulher perceber sintomas.
É fundamental que todas as mulheres mantenham consultas e exames periódicos para prevenir a doença. Além da mamografia, exames preventivos como o ultrassom das mamas e o papanicolau auxiliam no acompanhamento da saúde da mulher.
O que é mamografia?
A mamografia é um exame radiológico feito nas mamas e é a maior aliada do diagnóstico precoce do câncer de mama. O exame possui alta resolução e imagens detalhadas dos tecidos, o que permite detectar nódulos não palpáveis.
Como a mamografia é feita?
A mulher é orientada a se posicionar na frente do mamógrafo. O profissional responsável pelo procedimento irá colocar o seio da paciente em uma placa de plástico e outra placa pressionará firmemente por cima, onde as imagens serão capturadas.
Durante o exame, a mulher deverá se manter imóvel e segurar a respiração nos momentos em que o profissional solicitar. Isso possibilitará a obtenção de melhores imagens. Sua duração, geralmente, é de 15 a 25 minutos.
No dia do procedimento, recomenda-se não utilizar produtos como desodorante ou talco na região das mamas, para que não haja o risco de interferência nas imagens capturadas.
Ademais, a mamografia não exige nenhum tipo de preparo prévio.
Qual é a idade ideal para fazer a mamografia?
O exame de mamografia é recomendado anualmente pela Sociedade Brasileira de Mastologia e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia para todas as mulheres acima dos 40 anos de idade. Para mulheres com histórico familiar de câncer de mama, por exemplo, sugere-se que o exame seja feito mais precocemente, dependendo dos fatores de risco da paciente, avaliado pelo médico.
Fazer mamografia dói?
O procedimento costuma ser indolor, mas algumas mulheres relatam certo desconforto, devido a compressão que é feita durante o exame.
Qual é a importância do exame?
O câncer de mama é uma condição causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, causando um tumor maligno, que pode atingir outros órgãos.
O diagnóstico precoce, por meio da mamografia, permite prevenir complicações maiores e aumenta as chances de cura.
Onde fazer mamografia em São Paulo?
No Lavoisier, você realiza sua mamografia com segurança, facilidade e tecnologia de ponta em todos os procedimentos. Escolha o dia e horário por meio do Nav, seu assistente de saúde..