O Papanicolau é um exame ginecológico de citologia vertical, feito em mulheres a partir dos 25 anos que tenham vida sexual ativa. Recebeu esse nome por conta de seu criador e médico romeno Geórgios Papanicolau, pioneiro nos estudos sobre a citologia.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse exame é essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é um dos tumores que acontece com maior frequência em mulheres e é o quarto causador de morte em mulheres no país.
O que é papanicolau e para que serve?
A colpocitologia oncológica, conhecida popularmente como Papanicolau, é um exame ginecológico de citologia vertical simples, rápido, geralmente indolor e super importante para verificar a saúde da mulher.
O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero. O exame de Papanicolau também pode diagnosticar outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e entre outras.
Como é feito o preventivo?
O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação.
O exame é realizado com a paciente em posição ginecológica, com as duas pernas separadas e apoiadas em suportes. O médico ginecologista examina a parte exterior da vagina da paciente e observa se há algum corrimento ou anormalidade, logo após, introduz um espéculo vaginal (também conhecido como bico de pato) na vagina, para que seja possível a visualização do colo do útero.
Com o uso de uma espátula especial e de uma escova endocervical, é possível colher amostras do tecido uterino para analisar possíveis lesões presentes.
O material coletado é colocado em uma lâmina e levado para análise em laboratório.
Pré-requisitos para fazer o papanicolau
Não há pré-requisitos para a realização do Papanicolau. É necessário apenas levar um documento com foto e o pedido médico no dia do exame.
Preparo do exame de papanicolau
Há algumas orientações quanto ao preparo do exame, como:
-
Não ter tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame;
-
Não utilizar duchas de higiene íntima;
-
Não utilizar cremes ou lubrificantes vaginais.
Podem ser requisitados outros preparos para o exame que são passados através do agendamento online no aplicativo Nav Dasa.
Contraindicações
O exame só pode ser indicado para mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual.
Não há contraindicações severas para realizar o exame de Papanicolau. Em caso de gravidez, é recomendado o exame apenas até o quarto mês de gestação e não causa nenhum mal ao útero ou ao bebê. Após parto, é necessário aguardar entre seis e oito semanas para fazer a coleta.
Tempo de duração
É um exame bem rápido e dura menos de 5 minutos.
Periodicidade do exame preventivo
O Ministério da Saúde recomenda que as duas primeiras coletas do exame, sejam feitas anualmente e, se não houver alterações, o exame pode ser realizado de três em três anos.
O exame deve ser feito em mulheres a partir dos 25 anos que tem ou já tiveram vida sexual ativa.
O papanicolau dói?
O exame de Papanicolau normalmente é indolor.
Exame papanicolau detecta quais doenças?
Além de ser o maior aliado na hora de diagnosticar lesões do colo de útero que podem se tornar câncer, o exame também pode detectar outras doenças, como:
-
Clamídia;
-
Sífilis;
-
Gonorreia;
-
HPV;
-
Candidíase;
-
Tricomoníase;
-
Detectar presença de nódulos ou cistos
Como é o resultado do papanicolau?
Os resultados detectam presença de bactérias, fungos ou anormalidades encontradas na amostra coletada.
São três resultados possíveis:
-
Negativo para câncer;
-
Lesão de baixo grau;
-
Lesão de alto grau.
O exame é um método que previne o câncer de colo de útero, caso o resultado do teste dê alterações, novos exames para uma investigação mais detalhada podem ser solicitados.
Com que frequência devo fazer o exame preventivo?
A frequência desse exame preventivo, varia de acordo com a orientação médica e necessidades específicas de cada paciente.
Veja também: Colposcopia: o que é e cuidados para o exame