Dra. Maria Isabel de Moraes
Médica infectologista
A diferença entre gripe e resfriado está nos vírus que causam as duas doenças.
Seus sintomas são muito semelhantes, mas é fundamental estar atento se há uma piora no quadro geral para buscar ajuda médica e iniciar o tratamento sintomático.
Abaixo mostraremos quais são suas diferenças, tratamento e como prevenir ambas as infecções.
O que é Gripe?
A gripe é uma infecção causada pelo vírus Influenza, que atinge as vias respiratórias (pulmões, nariz e garganta). Os sintomas da gripe incluem febre alta, dores musculares, dor de cabeça, fadiga, dor de garganta, tosse seca e congestão nasal.
Trata-se de uma condição muito contagiosa, sendo transmitida de pessoa para pessoa através do contato direto com gotículas salivares, secreção respiratória e superfícies contaminadas.
O que é resfriado?
Resfriado é uma infecção viral causada por diversos tipos de vírus, sendo mais comum os rinovírus e também os coronavírus não relacionados com a covid-19. Seus sintomas são semelhantes ao da gripe, mas costumam ser mais leves, como nariz escorrendo, espirros, tosse, dor de garganta e febre baixa.
Assim como a gripe, o resfriado também é transmitido de pessoa para pessoa através do contato com as secreções respiratórias infectadas.
O que causa a gripe e o resfriado?
A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Já o resfriado é causado por outros vírus respiratórios, diferentes do Influenza.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
O que difere as duas condições é a gravidade dos sintomas.
Quando a infecção é causada pelo vírus Influenza, existe uma maior possibilidade da evolução do quadro para Síndrome Respiratória Aguda Grave, que é uma piora importante do estado geral. Esse quadro mais grave pode ser caracterizado por mal-estar intenso, muita tosse, falta de ar e pode precisar de internação.
O resfriado costuma causar sintomas mais leves que não demoram muito a passar.
Como prevenir a gripe e o resfriado?
A forma mais eficaz e segura de prevenir a gripe é tomando todos os anos a vacina da gripe. Outras maneiras de prevenir infecções respiratórias incluem a lavagem frequente das mãos com água e sabão e evitar o contato próximo com pessoas que apresentam sintomas.
Como tratar a gripe e o resfriado?
De maneira geral, tanto a gripe quanto o resfriado, nas fases iniciais para as pessoas que não tenham problema de imunidade, devem ser tratados de forma habitual com sintomáticos, como: evitar acúmulo de secreção usando solução fisiológica no nariz e usar antitérmicos em caso de febre e mal-estar.
Já para pessoas que tenham uma condição de imunossupressão, desde o início o cuidado deve ser mais intenso, uma vez que podem necessitar de consulta médica e uma pesquisa de antígeno ou de marcadores moleculares que dizem qual é o vírus causador, e tratamento antiviral, se necessário.