10 dúvidas mais comuns sobre a ultrassonografia transvaginal

ultrassonografia transvaginal


O ultrassom transvaginal é um exame capaz de visualizar de forma excelente os órgãos genitais internos das mulheres e detectar anormalidades presentes nesses órgãos. Além disso, permite avaliar a gestação, especialmente nos primeiros meses de gravidez.

Tire suas dúvidas sobre o exame:
 

1. O que é o ultrassom transvaginal?

O ultrassom transvaginal é um exame para visualizar o órgão reprodutor feminino internamente, podendo diagnosticar alterações em todas as estruturas da genitália interna ( vagina, útero, trompas e ovários) e pelve ou até confirmar uma gravidez.
 

2. Transvaginal doí?

O transvaginal pode incomodar, mas não é um exame doloroso. Caso esteja doendo, o médico que está realizando o procedimento deve ser avisado.


3. Como é feito o ultrassom transvaginal?

O exame transvaginal é realizado com a paciente em posição ginecológica, deitada em uma maca com as pernas afastadas e o joelho levemente dobrado.

O médico insere um transdutor com preservativo e lubrificante no canal vaginal, para que facilite a passagem no equipamento, que deverá permanecer de 10 a 15 minutos no canal, podendo se mover para resultar em melhores imagens.

Durante esse tempo, o instrumento utilizado emite ondas sonoras de alta frequência e possibilita a formação das imagens das estruturas pélvicas. As imagens são diretamente enviadas para um monitor para que seja possível ser avaliada por um profissional.
 

4. Qual a diferença entre transvaginal, endovaginal e intravaginal?

O exame transvaginal, endovaginal e intravaginal são terminologias diferentes, mas remetem ao mesmo exame.


5. Por que fazer o exame transvaginal na gravidez?

Esse exame é recomendado na gravidez para analisar se o embrião se implanta no local certo, mede o colo do útero, avalia a saúde do bebê e avalia de quantas semanas é a gravidez.


6. Pode fazer transvaginal menstruada?

Sim, o exame pode ser realizado durante o período menstrual.
 

7. Como o ultrassom transvaginal determina a idade da gestação?

O embrião pode ser identificado a partir da 6ª semana de gravidez e com a medida do comprimento da cabeça até as nádegas, pode ser usado para determinar o tempo de gestação.
 

8. Existem riscos para o bebê ou para a mãe ao fazer esse ultrassom?

Esse exame é completamente seguro para ambos.
 

9. Qual a diferença para as ultrassonografias 3D e 4D?

O exame 3D torna as imagens no ultrassom mais nítidas, como a definição do rosto do bebê e assim também pode se confirmar anomalias. O exame 4D mostra a imagem em 3D em tempo real, podendo analisar melhor os movimentos do bebê.
 

10. Quando devo fazer o exame transvaginal?

A ultrassonografia transvaginal é um exame de rotina, geralmente solicitado pelos ginecologistas, para avaliar a saúde dos órgão e estruturas pélvicas da mulher. Permite diagnosticar problemas da região pélvica, como cistos, miomas, coleções líquidas, endometriose, infecções, gravidez ectópica e até câncer. O exame transvaginal também pode ser feito na gravidez para confirmá-la, para avaliação de rotina e definição de idade gestacional.
 

Veja também: Colposcopia