Apesar de seus sintomas nem sempre serem tão evidentes, a falta de vitamina B12 pode trazer complicações à saúde, desde anemia e problemas neurológicos e de fertilidade. Siga a leitura e saiba mais sobre a falta de vitamina B12, desde suas causas e sintomas até os riscos e opções de tratamento.
O que é e qual a função da vitamina B12?
A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água essencial para a produção de glóbulos vermelhos saudáveis, que transportam oxigênio para todo o corpo.
Ela também contribui para o funcionamento dos nervos e para a estruturação de DNA. Sendo assim, sua deficiência pode levar a problemas como formigamento, dormência, fraqueza muscular e problemas de memória.
A vitamina B12 ainda atua no metabolismo energético (ajudando o corpo a converter alimentos em energia) e de contribuir para a saúde reprodutiva, do coração e dos ossos.
Possíveis causas para a falta de vitamina B12
A deficiência de vitamina B12 pode ser causada por diversos fatores, sendo a mais comum a falta de ingestão adequada através da dieta. Vegetarianos estritos e veganos, por exemplo, têm maior risco de deficiência, pois a B12 é encontrada exclusivamente em produtos de origem animal, como como carne, ovos, aves, peixes e laticínios.
Além disso, distúrbios que afetam a absorção intestinal, como a doença inflamatória intestinal, distúrbios pancreáticos ou biliares, anemia perniciosa, doença celíaca, gastrite autoimune ou a cirurgia bariátrica, podem dificultar a absorção da vitamina B12 pelo corpo.
A capacidade do corpo de absorver vitamina B12 também diminui com a idade. Pessoas com mais de 65 anos são mais propensas a ter deficiência de vitamina B12.
Certos medicamentos também podem causar deficiência de vitamina B12. Alguns exemplos são: omeprazol, cimetidina, neomicina, metotrexato, fenitoína, fenobarbital e metformina.
Sintomas da falta de vitamina B12
Por causa da relação da vitamina B12 com os glóbulos vermelhos e os nervos, os sintomas da falta de vitamina B12 são principalmente hematológicos, psiquiátricos e neurológicos. Geralmente, eles incluem:
-
Fadiga;
-
Desânimo;
-
Sensação de formigamento ou dormência;
-
Fraqueza nas pernas;
-
Cãibras;
-
Aftas;
-
Sensação de ardência na língua;
-
Falhas de memória;
-
Transtornos depressivos e cognitivos.
Riscos da deficiência
Além dos sintomas já relatados acima, a falta de tratamento para a deficiência de vitamina B12 pode favorecer o desenvolvimento de alguns tipos de anemia (deficiência de hemoglobina) e de complicações mais graves de natureza neurológica, como dificuldade para caminhar e de raciocínio. Em bebês, pode causar hipotonia, como dificuldade para sentar ou engatinhar e atraso do neurodesenvolvimento.
Lembrando que a anemia também pode estar associada à deficiência de vários outros nutrientes como, por exemplo, ferro (ferritina), zinco, vitamina B6 e proteínas.
Exames para identificar a falta de vitamina B12
O exame mais comum para identificar a falta de vitamina B12 é o exame de sangue que mede os níveis de vitamina B12 no soro.
Outros exames complementares também podem ser solicitados como o Teste de Schilling (que avalia a capacidade do corpo de absorver vitamina B12) e as dosagens de homocisteína e de ácido metilmalônico, uma vez que a concentração dessas substâncias se eleva quando a quantidade de vitamina B12 diminui. A associação destes testes laboratoriais tem auxiliado no reconhecimento de estágios precoces da deficiência de vitamina B12.
Além disso, exames adicionais podem ser necessários para determinar a causa subjacente da deficiência, como testes de função renal e hepática, e exames de imagem do trato gastrointestinal.
Fontes de Vitamina B12
A vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como:
-
Carnes: carne bovina, suína, frango e peixe;
-
Laticínios: leite, queijo, iogurte e kefir;
-
Ovos;
-
Moluscos: camarão, caranguejo, ostra e outros frutos do mar.
Para vegetarianos estritos e veganos, existem suplementos de vitamina B12 disponíveis no mercado, além de alimentos fortificados, como certos cereais e leites vegetais.
Tratamento para a vitamina B12 baixa
O tratamento para a falta de vitamina B12 geralmente envolve a suplementação com vitamina B12. A forma e a dose da suplementação dependerão da causa da deficiência e da gravidade dos sintomas.
Em alguns casos, a suplementação oral pode não ser suficiente e pode ser necessário administrar vitamina B12 por meio de injeções.
A dose e a duração do tratamento são determinadas pelo médico, que pode recomendar mudanças na dieta e acompanhamento regular para monitorar os níveis de B12.
Autora: Dra. Cristina Khawali, endocrinologista e gerente médica de análises clínicas na Dasa.