Fator Rh: entenda o que é e quando agendar o exame

Fator Rh

 

Autor: Dr. Caique Miranda - hematologista

 

Agendar Exame na Unidade
 
 
 
Agendar e Fazer Exame em Casa

 

Conhecer a tipagem sanguínea e o Fator Rh são fatores importantes para verificar a compatibilidade entre mãe e feto, o que ajuda a prevenir as doenças hemolíticas do recém-nascido.  

Se, por exemplo, uma mulher Rh negativa estiver grávida de um feto Rh positivo, ocorre a destruição acelerada das células vermelhas do sangue do bebê, já que estas são atacadas pelos anticorpos da mãe.  

Portanto, em algumas situações, dependendo do tipo sanguíneo da mãe, o exame de Fator Rh é fundamental para diminuir o risco de complicações tanto para a mãe quanto para o bebê. 

Continue a leitura para saber mais sobre o Fator Rh e quando o exame é indicado. 

 

Fator Rh: o que é?  

O Fator Rh (ou antígeno D) é uma proteína que pode estar presente nos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio do corpo.  

Quando a proteína está presente, indica que o sangue é Rh positivo (Rh+), já quando não existe, indica que o sangue da pessoa é Rh negativo (Rh-). 

A presença ou ausência do fator Rh é uma consideração importante em casos de transfusões de sangue e gravidez.

No primeiro caso, quando a pessoa é Rh negativa e recebe sangue Rh positivo, há o risco de desenvolver uma reação imunológica contra o sangue doado.

Já em relação à gravidez, se uma mulher Rh negativa estiver grávida de um feto Rh positivo, há o risco de desenvolver a doença hemolítica do recém-nascido (ou perinatal), na qual o sistema imunológico da mãe reage contra as células vermelhas do sangue do feto. 

 

Fator Rh positivo e negativo: qual a diferença?  

A diferença entre os grupos sanguíneos Rh positivo e negativo está relacionada à presença ou ausência do Fator Rh nas células vermelhas do sangue.

Portanto, de forma geral, o Rh positivo (Rh+) indica a presença do antígeno D nas células vermelhas do sangue. Já Rh negativo (Rh-) representa a ausência do antígeno D nas células vermelhas do sangue. 

 

Quando o exame de Fator Rh é indicado?  

O exame de Fator Rh é indicado para determinar a tipagem sanguínea em algumas situações clínicas.  

Antes de uma transfusão de sangue, por exemplo, é fundamental verificar o tipo sanguíneo do paciente, incluindo o Fator Rh, para garantir compatibilidade com o sangue doado. 

Durante a gravidez, geralmente no início do pré-natal, as mulheres são testadas para determinar seu tipo sanguíneo e o Fator Rh. Isso identifica mulheres Rh negativas que podem estar em risco de desenvolver anticorpos contra o sangue do feto. 

Pessoas que doam sangue também têm seu tipo sanguíneo, incluindo o Fator Rh, determinado para garantir a segurança das transfusões. 

 

Agendar Exame na Unidade
 
 
 
Agendar e Fazer Exame em Casa

 

Como o exame é feito?

O exame do Fator Rh (ou tipagem sanguínea) é realizado por meio de uma pequena amostra de sangue coletada em laboratório.

Não é preciso realizar qualquer tipo de preparação ou jejum.

Após a coleta de sangue, ele é enviado para ser identificado a presença da proteína na superfície dos glóbulos vermelhos.

A identificação do Fator Rh é feita adicionando uma solução de anticorpos em uma gota de sangue.

Quando as hemácias se juntam, indica que a pessoa é sangue Rh+, e se as hemácias não se juntarem, o sangue é Rh-.

 

Qual a função do exame de Fator Rh na gravidez?  

O exame de Fator Rh na gravidez é realizado para identificar se a mulher é Rh positiva ou negativa. 

O objetivo desse exame durante a gravidez é avaliar o risco de incompatibilidade de Rh entre a mãe e o feto, o que pode levar a complicações, como a Doença Hemolítica do Recém-Nascido (ou perinatal).

O que a incompatibilidade do Fator Rh da mãe com a do bebê pode causar?  

A incompatibilidade do Fator Rh entre a mãe e o bebê pode levar a complicações graves, principalmente se a mãe for Rh negativa e o bebê for Rh positivo.

Durante a gravidez ou o parto, pequenas quantidades de sangue fetal podem entrar na corrente sanguínea da mãe, desencadeando uma resposta imunológica que pode resultar em sensibilização e produção de anticorpos contra o Fator Rh do bebê.

Essa incompatibilidade pode causar a Doença Hemolítica do Recém-Nascido (ou perinatal). 

Nesses casos, ocorre a destruição das células sanguíneas do bebê, ou seja, causa anemia neonatal e compromete o transporte de oxigênio.

Além disso, a condição pode causar icterícia grave no recém-nascido, resultando em coloração amarelada da pele e dos olhos.

Em casos graves e não tratados, provoca problemas neurológicos no bebê, como danos cerebrais. Algumas vezes, resulta na morte fetal ou neonatal.

Vale destacar que para prevenir essas complicações, as gestantes Rh negativas com risco de exposição ao sangue fetal Rh positivo recebem uma injeção de imunoglobulina anti-Rh em momentos específicos durante a gravidez e após o parto.

Essa estratégia previne a sensibilização materna e reduz o risco de complicações relacionadas à incompatibilidade do fator Rh.

 

Qual é a importância do pré-natal para a gestante e para o bebê? 

Logo após confirmar a gestação com o exame Beta HCG, a mulher deve iniciar o pré-natal para ter um acompanhamento e monitorar a sua saúde e a do feto.   

Durante o acompanhamento médico, são realizados exames que apontam como está o desenvolvimento do bebê e se a gestante tem algum problema de saúde. Além disso, eles reduzem o risco de complicações no parto.   

Por fim, logo após 8 semanas de gestação, a mãe pode realizar o exame de sexagem fetal para saber o sexo do bebê e começar os preparativos para a sua chegada.  

 

 Agendar exame de Fator Rh em casa  

Agende agora mesmo o seu exame de Fator Rh e realize no conforto de sua casa ou em qualquer lugar de sua preferência.

 

Agendar Exame na Unidade
 
 
 
Agendar e Fazer Exame em Casa
 
 
Lavoisier é um laboratório da marca Dasa