Sintomas da menopausa: quais são, como identificar os sinais e o que fazer para aliviá-los?

sintomas da menopausa

Autora: Dra. Myrna  Perez Campagnoli 
Endocrinologista e Diretora Médica da Dasa

 

Agendar Consulta ou Exame


 

Menopausa é o período marcado pelo declínio natural dos hormônios reprodutivos da mulher. O Climatério é o período entre o início desse declínio hormonal e a suspensão definitiva dos ciclos menstruais.  

Pode causar alguns sintomas característicos da fase, mas com o auxílio profissional adequado é possível tratar de forma adequada e amenizar o quadro. 


Sintomas da menopausa: como identificar? 

Até a suspensão definitiva da menstruação, podem ocorrer diversos sintomas cuja intensidade varia de pessoa para pessoa, podendo ser leves ou intensos.  

Ter o conhecimento de quais são esses sintomas, auxilia na compreensão do período e na identificação do climatério e da menopausa. 
 

Quais os sintomas da menopausa? 

Os sintomas de climatério e menopausa geralmente são caracterizados por: 

Ondas de calor 

As ondas de calor ocorrem devido a redução dos hormônios sexuais. Normalmente são mais evidentes nos períodos noturnos, atingindo principalmente o pescoço e o rosto. 

Este sintoma também pode estar associado a outros problemas de saúde, e não significa apenas menopausa, sendo importante investigar com um profissional a real causa das ondas de calor. 

Irritabilidade 

Segundo o Ministério da Saúde, a menopausa pode causar instabilidade de humor e irritabilidade em algumas mulheres. Esse sintoma é ainda mais comum em mulheres com histórico prévio de quadros de ansiedade, depressão ou problemas de saúde mental. 

 

Agendar Consulta Online



Ausência de menstruação e ciclo irregular 

O climatério é o período da transição da vida fértil para a menopausa. Ele é caracterizado pelas irregularidades dos ciclos menstruais, que podem ocorrer em períodos distintos.   

É neste momento que a quantidade de hormônios é reduzida e os sintomas podem começar a aparecer. 

Alterações vaginais 

Ressecamento e diminuição da lubrificação vaginal são sintomas que também podem surgir em função da menopausa. Esse sintoma pode gerar ardência e dor local, que podem ser mais intensas durante a relação sexual (dispareunia). O ressecamento pode se fazer presente mesmo antes da menopausa.

A dor nos seios, também é um sintoma descrito, e acontece com mais frequência durante o climatério. 

Cansaço 

Cansaço frequente e a fadiga, que muitas vezes vem acompanhado de irritabilidade e alterações de humor, são frequentes na menopausa. Todos esses sintomas decorrem 
das alterações hormonais deste período. 

Suores noturnos e dificuldade para dormir 

As ondas de calor e a oscilação da temperatura corporal, especialmente no período noturno, podem comprometer a qualidade do son. Muitas mulheres referem insônia, que é a dificuldade para dormir e/ou permanecer dormindo. 

Qual a causa dos sintomas da menopausa? 

Os sintomas de menopausa ocorrem devido a diminuição dos hormônios sexuais femininos. Essa redução é gradual e pode levar um tempo que varia de mulher para mulher. 

A redução causa perda progressiva da capacidade reprodutiva, irregularidade menstrual, piora de sintomas relacionados a menstruação (TPM, dismenorreias (cólicas), aumento do volume de sangramento menstrual, dentre outros).

Essas alterações progridem até a parada completa dos ciclos menstruais. Essa ausência de ciclos por mais de 1 ano oficializa a menopausa. 

Com quantos anos começa a menopausa? 

No Brasil, o climatério costuma começar, em média, aos 48 anos, podendo variar de mulher para mulher. A menopausa vira alguns anos depois. 

Como aliviar os sintomas da menopausa? 

Para aliviar os sintomas, os especialistas explicam que a maneira mais rápida é através da reposição hormonal. Porém, não são todas as mulheres que podem fazer o uso de hormônios, dependendo de cada uma de sua individualidade.  

Normalmente a reposição é feita com dois tipos de hormônios, o estrogênio e a progesterona. Quando a mulher fez histerectomia, utiliza-se apenas o estrogênio, já que a progesterona é principalmente utilizada para evitar problemas no endométrio.    

Para saber se a terapia hormonal é necessária para aquela paciente, solicita-se exames de hemograma, dosagens hormonais, Papanicolau, ultrassom transvaginal e mamografia.   

Mulheres que apresentam riscos para trombose, doenças cardiovasculares e do fígado, podem ter risco aumentado caso façam a utilização desses hormônios e devem seguir orientações profissionais. 

Realize seus exames no Lavoisier. Marque o melhor dia e horário através do nosso agendamento pelo Nav Dasa e cuide da sua saúde de forma simples, rápida e segura. 

 

Agendar Consulta ou Exame
 
 
Lavoisier é um laboratório da marca Dasa