Autor: Dr. Arnaldo Dominici - Gastroenterologista
O que é gastrite?
Gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica (parede interna do estômago).
A condição pode ser aguda, surgindo de repente devido ao uso de certos medicamentos anti-inflamatórios, aspirina, determinados alimentos ou consumo de álcool. Mais frequentemente, pode ser crônica, cuja causa predominante é a bactéria Helicobacter pylori (H. Pylori).
Sintomas de Gastrite
Os sintomas de gastrite podem ser muito incômodos e incluem:
- Dor de estômago;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Azia;
- Indigestão;
- Estufamento.
Embora seja uma condição muito comum, pode ocorrer complicações significativas caso não seja tratada de forma adequada. Realizar o diagnóstico é importante para o médico direcionar o melhor tratamento a ser seguido.
Gastrite nervosa
Este é um termo muito utilizado por um conjunto de sintomas epigástricos mal caracterizados e sem presença de lesão na mucosa gástrica. Atualmente, a gastrite nervosa é conhecida como dispepsia funcional, geralmente ligada a problemas emocionais, ansiedade, estresse, etc.
O que pode causar gastrite?
A condição pode ser causada por diversos fatores como: uso prolongado de alguns medicamentos anti-inflamatórios, aspirina, consumo de álcool, tabagismo e infecção pela bactéria Helicobacter pylori.
Quais são os primeiros sinais de gastrite?
Normalmente, os primeiros sinais de gastrite são: empachamento, náuseas, vômitos, azia e dor epigástrica. Às vezes, em um quadro de gastrite aguda por medicamentos, pode acontecer uma hemorragia digestiva alta, eliminando o sangue através de vômitos e pelas fezes.
Como é feito o diagnóstico?
A endoscopia digestiva alta é o exame indispensável para o diagnóstico de gastrite, seguida de biopsia gástrica para estudo histopatológico e detecção do H.pylori.
Qual é o tratamento para gastrite?
O tratamento dependerá de cada quadro em específico.
Se for uma gastrite aguda com sangramento, o paciente deve ser internado. Em alguns casos, é necessário tomar sangue. Já se não apresentar gravidade, é prescrito medicamentos bloqueadores da formação do ácido clorídrico (inibidor da bomba protônica), como Omeprazol e Pantoprazol, e antinauseante, como Domperidona, Bromoprida e dieta. Além disso, é preciso evitar fumo e o uso abusivo de álcool.