Autora: Dra. Adriana Campaner
Médica ginecologista
Os sintomas de HIV podem ser confundidos facilmente com outras condições médicas, como gripe e virose. Saber mais detalhadamente sobre a infecção e estar em dia com os seus exames de rotina e diagnóstico são passos essenciais para uma boa saúde.
Vale lembrar que as principais formas de transmissão do HIV são: por contato sexual (vaginal, anal ou oral), assexual por sangue (compartilhamento de drogas injetáveis), receptor de sangue (sangue contaminado) e vertical (da mãe para o filho – na gestação, parto ou aleitamento). Por isso, é fundamental se prevenir com os métodos disponíveis.
O que é HIV?
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que acomete o sistema imunológico do corpo. Caso o HIV não seja devidamente tratado, pode levar à Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
Ainda não há cura para a infecção, mas pode ser controlada com os métodos de tratamento disponíveis atualmente.
Quais são os primeiros sintomas de HIV?
Em muitos casos, a condição é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas.
Já para outros pacientes, os sintomas são semelhantes aos da gripe ou de viroses, como mal-estar, febre, cansaço, dor de cabeça e gânglios pelo corpo. Normalmente esses sintomas costumam aparecer de 2 a 4 semanas após a infecção.
A única forma de diagnosticar a infecção é realizando os testes laboratoriais disponíveis.
Sintomas de HIV em mulheres e em homens
Em relação aos sintomas em homens e mulheres, são muito parecidos. Na fase inicial, a pessoa pode apresentar um cansaço que não melhora, emagrecimento, quadros de diarreia frequentes, gripes, sinusite, rinite, pneumonia, quadros de herpes simples (boca), herpes zoster (cobreiro).
Caso a infecção não seja diagnosticada e tratada adequadamente, o paciente pode apresentar as doenças oportunistas, como infecções pulmonares, pneumonia, tuberculose, toxoplasmose e diversas outras.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito com base na realização de exames de sangue, como sorologias, exames iniciais e confirmatórios. Esses testes são responsáveis por detectar a presença do vírus no organismo e também os anticorpos desencadeados.
Como é o tratamento?
Para tratar a infecção, são utilizadas drogas antirretrovirais. Há alguns tipos de medicação que são indicados a depender da condição de cada paciente. Normalmente, utilizam-se remédios associados para controlar o vírus e manter a imunidade.
Além disso, há tratamentos para as infecções oportunistas, podendos ser necessário o uso de antibióticos.
Onde fazer o exame de HIV?
Em caso de suspeita ou contato direto com o vírus, realize seu teste de HIV no Lavoisier. Contamos com toda a estrutura para atendê-lo da melhor forma possível.
Acesse o Nav Dasa, seu assistente de saúde e verifique a disponibilidade de dia e horário.