Teste de Anticorpos Neutralizantes de covid-19 avalia a resposta imunológica ao vírus

Anticorpos Neutralizantes: teste de imunidade contra COVID-19
 
Agendar Exame
 

O teste de anticorpos neutralizantes para covid-19 agora está disponível no Lavoisier.  

Esse teste para covid-19 é capaz de identificar e quantificar a presença de anticorpos neutralizantes no organismo após infecção pelo SARS-CoV-2 ou após a vacinação.

 

O que são anticorpos neutralizantes?

O anticorpo neutralizante é o anticorpo responsável por neutralizar o vírus, bloqueando sua entrada nas células humanas. Eles podem ser produzidos naturalmente através da resposta imunológica que ocorre após infecção natural ou  a partir da vacinação.  

 

Quando fazer o teste de anticorpos neutralizantes?

Diferente do RT-PCR, que identifica infecção ativa, o exame de anticorpos neutralizantes é um exame de sorologia, recomendado para aqueles que foram ou suspeitam de terem sido expostos pelo Coronavírus há mais de 21 dias, ou após completar o esquema vacinal. 

 

Como o exame é feito?

Trata-se de um exame simples de sangue e de rápida coleta. 

  • O que ele detecta: O exame detecta os anticorpos neutralizantes, que bloqueiam a ligação entre o RBD (Receptor-Binding Domain) da proteína Spike do vírus e o receptor ACE2 na célula humana, impedindo a entrada do vírus nas células. 

  • Método de coleta: O teste é feito através de uma coleta de sangue. 

  • Pedido médico: O pedido médico só é necessário se o exame for feito pelo convênio médico. Caso seja particular, o pedido não é necessário. 

  • Prazo de resultados: O prazo de entrega do resultado é de 5 dias

 

O teste de anticorpos neutralizantes pode avaliar a eficácia da vacina de covid-19 no meu organismo?

A principal maneira de avaliar eficácia de uma vacina, é acompanhar a ocorrência ou não da doença no indivíduo (eficácia clínica). O teste de anticorpos neutralizantes é um teste que tem a capacidade de verificar a presença de anticorpos com capacidade de neutralização do vírus, inclusive após a vacinação, entretanto ainda não está estabelecido o correlato de proteção, ou seja, qual é o nível de anticorpos necessário para proteger o indivíduo e se esta relação é direta, uma vez que existem outros mecanismos imunológicos envolvidos na imunidade do organismo que não por anticorpos. 

Agendar Exame

 

 

Leia também:

 

Lavoisier é um laboratório da marca Dasa