Autor: Dr. Fernando Ide Yamaguchi - médico radiologista
A tomografia computadorizada é um método de imagem não invasivo capaz de gerar imagens detalhadas do interior do corpo humano utilizando radiação ionizante.
Em alguns casos, para aumentar a qualidade da imagem, é necessário algum preparo pré-exame e/ou uso de contraste (oral ou venoso), mas isso depende da solicitação do médico responsável. Continue a leitura para conhecer mais sobre esse exame.
O que é tomografia?
A tomografia é um método de imagem não invasivo que gera imagens de altíssima precisão dos órgãos internos.
O exame utiliza o mesmo tipo de radiação que a radiografia simples (os chamados raios-x), mas de forma mais sofisticada e com o auxílio de um computador. Isso possibilita uma avaliação mais detalhada de órgãos e tecidos, criando imagens extremamente precisas das estruturas internas do corpo.
O que é tomografia com contraste?
A tomografia com contraste é realizada com o uso do contraste, um composto que pode ser administrado tanto por via oral como por via intravenosa.
Os meios de contraste permitem identificar com mais clareza determinadas doenças (como tumores, por exemplo), além de alterações vasculares e inflamações. Nessas situações específicas, o uso do meio de contraste é fundamental para o diagnóstico preciso.
Esse composto é absorvido pelos tecidos e, com isso, fica mais fácil de observar problemas localizados em regiões vascularizadas (como tumores, por exemplo), além de alterações no crânio, abdômen, articulações ou coluna, auxiliando no diagnóstico de doenças como o bico de papagaio, por exemplo.
O meio de contraste é feito à base de iodo e, caso o paciente possua alergia conhecida ao composto, é preciso que o médico seja informado antes de realizar o exame para que não ocorram complicações.
Qual é a diferença entre tomografia e ressonância?
A principal diferença entre tomografia e ressonância magnética é o método para gerar imagens.
Enquanto a tomografia utiliza radiação (raio-x) para formar uma imagem em 3D das estruturas internas do corpo, a ressonância magnética usa um campo magnético e ondas de radiofrequência para formar imagens (portanto, sem radiação ionizante).
Por utilizar campo magnético, existem restrições ao exame de ressonância, dentre as quais o uso de marcapasso, desfibrilador, stents vasculares. Mas, cada caso deve ser avaliado individualmente.
Para que serve a tomografia?
A tomografia serve como exame de apoio para os médicos e oferece análises detalhadas e em 3D de diferentes partes do corpo como ossos, fígado, cérebro, ovário, rins, pulmões e pleura, entre outros.
Por isso, ela é requisitada para diagnosticar doenças como:
-
Embolia pulmonar;
-
Aneurismas;
-
Tumores benignos e malignos;
-
AVC (acidente vascular cerebral);
-
Fraturas;
-
Hemorragias.
Como o exame é feito?
No exame, o paciente é colocado deitado em mesa estreita. Essa mesa irá deslizar para dentro e para fora de uma grande máquina, o tomógrafo.
Enquanto realiza esse movimento, um tubo de raio-x se move em volta do paciente enquanto emite feixes de radiação em diferentes ângulos. As imagens obtidas são então combinadas por um software e analisadas posteriormente por um radiologista.
Para que as imagens fiquem boas, é importante que o paciente permaneça imóvel durante todo o exame. Em alguns casos, é possível que o técnico peça para prender a respiração momentaneamente, a fim de conseguir um melhor resultado.
Caso exista necessidade de meio de contraste endovenoso, um acesso venoso será feito no membro superior. No momento da injeção do meio de contraste, o paciente pode sentir um pouco de calor no corpo, gosto metálico na boca, sensação de urinar e coração acelerado. Todas essas reações são normais e esperadas.
Caso apareçam manchas avermelhadas e coceira pelo corpo, náuseas ou vômitos, pode se tratar de uma reação alérgica ao iodo. Nesse caso, o médico no local irá avaliá-lo.
Preparação para tomografia
O preparo para a tomografia vai variar de acordo com a região do paciente a ser examinada. A necessidade ou não de jejum bem como o intervalo de tempo dele pode variar de acordo com o exame solicitado. Por isso, é importante consultar o preparo na hora do agendamento.
O paciente também deve retirar qualquer objeto de metal do corpo como piercings, brincos e até sutiãs que tenham aro de metal, já que isso pode distorcer as imagens. Caso possua marcapasso ou outros dispositivos implantados, é importante avisar ao técnico na hora do exame: isso não impede sua realização, mas novos cuidados serão tomados para manter a qualidade das imagens.
Onde fazer o exame?
Faça seus exames no Lavoisier. Escolha o melhor dia e horário para você através do Nav Dasa, nossa plataforma de agendamento on-line.