Autor: Dr. Pedro Petersen, médico ortopedista e cirurgião de coluna vertebral
O bico de papagaio é um problema no qual há crescimento ósseo em torno de uma articulação. Esse processo pode ocorrer em qualquer parte do corpo, sendo assintomático para algumas pessoas e doloroso para outras.
O que é bico de papagaio?
Bico de papagaio é o nome popular da osteofitose, uma condição na qual calcificações se formam ao redor das articulações. Isso pode afetar qualquer osso do corpo, mas é mais comum na coluna.
Essas calcificações são chamadas de osteófitos e frequentemente atingem os discos localizados entre as vértebras, formando estruturas similares a ganchos. Vistas por raio-X, lembram um bico de papagaio.
Quais são as causas da osteofitose?
A osteofitose resulta do desgaste nas articulações. No caso da coluna, esse desgaste leva a uma perda de altura dos discos intervertebrais, e a calcificação é uma tentativa do corpo de estabilizar novamente aquela articulação.
A causa mais frequente desse processo degenerativo é o envelhecimento das articulações. Mas há fatores que podem acelerar esse envelhecimento, como má postura, sedentarismo, obesidade e tendência genética.
Quais são os sintomas do bico de papagaio?
Muitos casos de osteofitose são assintomáticos — até porque a formação dos osteófitos é demorada. Porém, quando há sintomas do bico de papagaio, eles incluem principalmente dores e rigidez articular.
Além disso, as calcificações podem estreitar os locais por onde passam os nervos e causar uma compressão, gerando problemas neurológicos, como formigamento e ciatalgia (dor no nervo ciático).
Em casos extremos, há déficits neurológicos mais graves, como perda de força e de controle motor.
Como é feito o diagnóstico da osteofitose?
O diagnóstico da osteofitose é feito com base na história do paciente, no exame físico feito pelo médico e em exames de imagem (como raio-X, tomografia e ressonância magnética).
Bico de papagaio tem cura?
Não existe cura para bico de papagaio. Quando há dor associada ao quadro, é possível aderir a tratamentos que controlam os sintomas e proporcionam uma qualidade de vida normal ao paciente.
Quem tem osteofitose pode fazer exercícios físicos?
Quem tem osteofitose mas nunca teve dor ou outro sintoma pode praticar exercícios livremente, do ponto de vista ortopédico.
No entanto, se houver sintomas, é preciso ter um cuidado maior. As atividades físicas devem ser introduzidas aos poucos, com supervisão médica.
Geralmente, inicia-se com exercícios isométricos, nos quais se faz força sem movimentar as articulações. Exercícios aeróbicos sem impacto também são recomendados.
Depois, de maneira progressiva, podem ser introduzidos exercícios mais complexos (como pilates ou musculação), sempre com baixa carga e acompanhamento profissional.
Como é feito o tratamento para bico de papagaio na coluna?
Na maioria das vezes, opta-se pelo tratamento conservador. Essa abordagem envolve fisioterapia, reeducação postural e fortalecimento muscular para estabilizar as articulações. Em quadros dolorosos, também se utiliza medicação para amenizar o desconforto.
Já em situações extremas, quando o caminho conservador não é muito eficaz, recorre-se a outros tratamentos não cirúrgicos, como infiltrações e rizotomias.
Em último caso, quando o paciente com bico de papagaio na coluna apresenta uma dor intratável ou algum déficit neurológico importante, pode ser necessário realizar uma cirurgia.