Autora: Dra. Adriana Bittencourt Campaner, ginecologista e obstetra da Dasa
A urocultura é um exame laboratorial que auxilia no diagnóstico das infecções do trato urinário (chamadas também de ITU) por meio da análise de uma amostra de urina.
É um exame importante para quem tem risco aumentado para essa doença e também para as gestantes. Continue a leitura para saber mais sobre o exame.
Urocultura: o que é?
O exame de urocultura é utilizado para diagnosticar e monitorar, por meio da análise de uma amostra de urina, possíveis infecções do trato urinário, como cistite (infecção da bexiga) e pielonefrite (infecção nos rins).
O exame de urocultura pode ser feito ainda com antibiograma, que serve para avaliar o tipo de bactéria presente na urina (se ela estiver ali) e sua sensibilidade a diferentes tipos de antibióticos. Isso ajuda os médicos a prescreverem o tratamento mais eficaz para combater a infecção.
Sintomas de bactérias e infecções no trato urinário
Os principais sintomas que podem indicar infecção urinária são:
-
Dor e ardência ao urinar;
-
Aumento da frequência;
-
Dor supra púbica (logo acima do púbis).
Quando a doença está em um estágio mais avançado, sintomas como: odor desagradável, esvaziamento incompleto da bexiga, constipação, dor lombar, sangue na urina, febre e sensação geral de mal-estar também podem ocorrer.
Leia mais: você sabe o que é bilirrubina?
Principais infecções do trato urinário
Há dois tipos de infecção urinária:
-
Cistite: infecção do trato urinário baixo.
-
Pielonefrite: infecção do trato urinário superior.
Além do exame de urina, o exame de ureia (feito com amostra de sangue) também pode indicar problemas nas funções renais.
Como o exame de urocultura é realizado?
O exame de urocultura é realizado por meio de uma amostra de urina. No laboratório, essa amostra é “cultivada”, ou seja, preparada em meio especial, para que os microrganismos presentes (se existirem) se multipliquem, permitindo sua identificação.
Preparo para o exame de urocultura
O preparo para o exame de urocultura é simples: ao chegar ao laboratório, o paciente deve limpar os genitais (de acordo com a orientação do local) e então fazer a coleta da urina. É necessário também estar há pelo menos duas horas sem ter urinado.
O que significa urocultura positiva e urocultura negativa?
Quando o resultado da urocultura é positivo, significa que o exame constatou a presença de mais de 100 mil colônias de bactérias, indicando uma infecção.
Já a urocultura negativa significa que o exame deu negativo, ou seja, não foi detectado o crescimento de colônias de bactérias em níveis acima do normal.
Outros tipos de exames de urina
Além da urocultura, existem outros dois tipos de exame de urina:
EAS – urina tipo 1
Também chamado de parcial de urina, é o exame mais simples e básico. Consiste na análise de vários parâmetros e substâncias presentes na urina, tais como:
-
Densidade e pH;
-
Corpos cetônicos;
-
Glicose e hemoglobina;
-
Nitrito, proteínas e urobilinogênio;
-
Microrganismos (bactérias, fungos e protozoários);
-
Células epiteliais, hemácias e leucócitos;
-
Cilindros e cristais.
Urina 24 horas
É a análise de alguns parâmetros de toda urina excretada no período de 24 horas e avalia hormônios, minerais ou outros compostos que podem ser achados importantes para algum tipo de diagnóstico.
A análise permite obter:
-
Taxa de filtração glomerular (também chamada de clearance de creatinina), ou seja, a quantidade de sangue filtrada pelos rins a cada minuto;
-
Pesquisa de proteínas na urina (proteinúria);
-
Concentração de sais minerais, como sódio, potássio, fósforo e cálcio.