Anabolizantes: o que são, quando devem ser utilizados, efeitos e riscos

anabolizantes


Autora: Lilian Loureiro Albuquerque Cavalcante
Médica Endocrinologista 


 

Agendar Consulta



Anabolizantes são hormônios sintéticos que podem gerar diversos riscos e efeitos colaterais caso sejam utilizados sem supervisão profissional.   

Saber de suas funções, quando e como podem ser usados é fundamental para evitar qualquer complicação.  
 

Anabolizantes: o que são? 

Esteroides anabolizantes e similares (EAS) são hormônios esteroides androgênicos, derivados principalmente da testosterona.

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, mas também está presente fisiologicamente no organismo feminino em quantidades menores. No homem, promove as características sexuais secundárias como o aumento da massa muscular e maturação óssea; o desenvolvimento dos pelos, em áreas específicas e com aspecto masculino, além do desenvolvimento dos tecidos reprodutores. 
 

Anabolizantes: quando o seu uso é indicado? 

O uso de testosterona e EAS está indicado em situações clínicas específicas em doses mínimas com intuito de regularizar a disfunção hormonal, como no caso de homens que apresentam deficiência documentada após investigação adequada, em casos de pacientes com estado geral consumido, pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida e baixo peso, por exemplo, e para indivíduos com incongruência de gênero ou transgênero, devendo sempre a suplementação hormonal ser realizada com acompanhamento médico especializado.

O uso da medicação deve ser realizado e supervisionado sob orientação médica.


 

Agendar Consulta Online



Esteroides anabolizantes: posso utilizar para fins estéticos? 

O uso de EAS não está indicado para fins estéticos. Nos últimos 20 anos, estudos demonstram que vem crescendo o número de homens que estão em uso dessas substâncias sem indicação fundamentada, por exemplo em casos visando melhora da aparência física, com hipertrofia muscular, ou para ganho de performance esportiva. É fundamental enfatizar que o uso de anabolizantes nesses contextos não apresenta respaldo na literatura. Após a solicitação de posicionamento oficial do Conselho Federal de Medicina (CFM) por parte das principais entidades médicas que atuam na área, como a endocrinologia, foi disponibilizada a Resolução No. 2.333/23 em 11 de abril de 2023 no Diário Oficial da União que versa sobre esse tema. A partir dessa data, o CFM proíbe a prescrição de esteroides anabolizantes para ganho de massa muscular, fins estéticos e para desempenho esportivo devido aos bem fundamentados efeitos colaterais já publicados, com risco, inclusive, de óbito. Essa resolução, de fato, é uma vitória para a construção bem como manutenção da medicina bem fundamentada e que visa, acima de tudo, não trazer malefícios ao paciente.
 

Quais são os efeitos colaterais ou riscos causados com o uso dos anabolizantes? 

O uso inadequado de EAS está associado a diversas consequências deletérias ao organismo, tanto do homem quanto da mulher:  queda de cabelo; acne; distúrbios e tumores no fígado; retenção de líquido; formação de coágulos no sangue, com eventos trombóticos; risco de adquirir doenças transmissíveis, como HIV e hepatite; elevação da pressão arterial; alterações de comportamento como agressividade, alucinações, ansiedade, paranoia e psicoses.  

Nos homens ainda pode ocasionar: redução do volume dos testículos; redução da contagem de espermatozoides e aparecimento de mamas. Já nas mulheres, os efeitos incluem: aumento do tamanho do clitóris; engrossamento da voz; irregularidade menstrual; redução das mamas e elevação do apetite. 

O uso de EAS sem indicação vem sendo realizado também por adolescentes, ocasionando desenvolvimento sexual precoce, comprometimento do crescimento com maturação óssea acelerada, aumento de pelos no corpo e entre outras.  

É imprescindível destacar que alguns dos efeitos colaterais dos anabolizantes podem causar repercussões muito sérias como perda irreversível da fertilidade, acidente vascular encefálico, tromboembolismo pulmonar, insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio, insuficiência hepática fulminante e óbito. 

Anabolizantes


Anabolizantes: quando procurar um médico? 

O uso de testosterona e EAS deve ser realizado apenas sob orientação médica. A utilização de hormônios esteroides androgênicos sem respaldo na literatura médica está proscrito e está associada a efeitos deletérios na saúde. Diante de dúvidas sobre a indicação de esteroides anabolizantes, um médico especializado na área deve ser consultado. 

Não deixe de agendar seus exames de check-up no Lavoisier. Acesse o nosso agendamento online através do Nav Dasa e marque o melhor dia e horário para realizar seus preventivos com tecnologia, confiança e segurança.


 

Agendar Consulta ou Exame
 
 
 
 

Leia também: TGO e TGP

Lavoisier é um laboratório da marca Dasa