Autor: Dr. Daniel Machado Baptista - gastroenterologista
O exame chamado de anti-transglutaminase (IgA) serve para detectar a presença de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico em resposta à transglutaminase tecidual, uma enzima presente em grande quantidade no intestino delgado.
O resultado desse exame é uma forma confiável de detectar ou não a doença celíaca, uma condição autoimune caracterizada por uma reação exagerada do sistema imunológico à ingestão de glúten, que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos. Siga a leitura para saber como o exame é feito e entender melhor o que causa essa doença autoimune.
Anti-transglutaminase IgA: o que é e para que serve?
O exame anti-transglutaminase (também chamado de anti-tTG IgA) serve para identificar ou não a presença em excesso de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico em resposta à presença da enzima transglutaminase tecidual.
Essa enzima está presente em grandes quantidades no intestino delgado e tem como função “desmontar” as proteínas dos alimentos no processo de digestão. É o caso, por exemplo, do glúten, uma proteína presente no trigo, centeio e na cevada (a aveia pode ter contaminação no processo produtivo), e que pode provocar alguns tipos de intolerância alimentar.
Quando esses alimentos chegam ao intestino, a ingestão de glúten provoca uma ativação dessas enzimas, que “quebram” o alimento em blocos menores para serem absorvidos. Quem tem problemas com o glúten, como a intolerância, por exemplo, reage de forma anormal a um subproduto dessa quebra, a gliadina, formando anticorpos que passam a atacar esse peptídeo.
Quem tem a doença celíaca tem uma reação ao ingerir o glúten, levando à formação de anticorpos que atacam a transglutaminase tecidual. Ao longo do tempo, isso vai criando uma inflamação crônica na mucosa intestinal, reduzindo a capacidade de absorção (e, portanto, de nutrição) do órgão.
O que é a doença celíaca?
A doença celíaca é uma condição crônica e autoimune em que o sistema imunológico do corpo reage de forma anormal à ingestão de glúten, uma proteína encontrada em grãos como trigo, cevada e centeio.
Isso resulta em danos à mucosa do intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes essenciais. O problema acomete cerca de 1% da população mundial e é mais comum em mulheres do que em homens. Também costuma se manifestar mais na infância ou no início da vida adulta, apesar de o diagnóstico poder ser feito ao longo de toda a vida.
Sintomas da doença celíaca
Os sintomas da doença celíaca podem variar muito e incluem desde problemas gastrointestinais, como diarreia e gases; até sintomas que atingem o corpo todo, como fadiga, dores articulares e dermatite.
Dentre os sintomas gastrointestinais mais comuns, estão:
-
Diarreia crônica;
-
Distensão abdominal;
-
Dor abdominal;
-
Perda de peso;
-
Anemia ferropriva;
-
Fadiga;
-
Osteoporose.
Já os sintomas sistêmicos mais comuns podem incluir:
-
Dermatite herpertiforme;
-
Úlceras (aftas) na boca;
-
Artrite;
-
Depressão;
-
Dores articulares.
Como o exame de anti-transglutaminase IgA é realizado?
O exame anti-transglutaminase (IgA) é realizado por meio de coleta simples de sangue.
Como é o preparo para o exame?
O exame de anti-transglutaminase não tem necessidade de preparo ou de jejum antes da coleta ser realizada.
Onde agendar o exame de anti-transglutaminase
Para obter mais informações sobre o exame anti-transglutaminase IgA, consultar preços, se informar sobre coleta domiciliar e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar a nossa plataforma digital.