Eletrocardiograma: o que é e como é feito o exame ECG

eletrocardiograma
 
 
 
Agendar Eletrocardiograma

 


O Eletrocardiograma é um exame básico e inicial para avaliação da saúde cardiovascular e apontar para algumas anormalidades cardíacas. Este exame também é solicitado pelo cardiologista para acompanhar a melhora ou piora de algumas doenças, e também, se medicamentos para arritmia ou marca-passos estão sendo eficazes.

 

O que é eletrocardiograma e para que serve?

O Eletrocardiograma também é chamado de ECG ou eletrocardiografia. É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.

A partir disso, pode-se diagnosticar a existência de vários problemas cardíacos. Como por exemplo:

  • Irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), seja por um coração acelerado (taquicardia), devagar (bradicardia) ou fora do ritmo;

  • Aumento de cavidades cardíacas;

  • Patologias coronarianas;

  • Infarto do miocárdio;

  • Distúrbios na condução elétrica do órgão;

  • Problemas nas válvulas do coração;

  • Pericardite - Inflamação da membrana que envolve o coração;

  • Hipertrofia das câmaras cardíacas - átrios e ventrículos;

  • Doenças que isolam o coração - derrame pericárdico ou pneumotórax;

  • Infarto em situações emergenciais;

  • Doenças genéticas;

  • Doenças transmissíveis (Doença de Chagas).

 

O eletrocardiograma também pode ser usado para verificar a saúde do coração quando outras doenças ou condições estão presentes, tais como:

  • Pressão alta ou hipertensão;

  • Colesterol alto;

  • Tabagismo;

  • Diabetes;

  • Histórico familiar de doença cardíaca precoce.

Além disso, o exame também pode monitorar se dispositivos mecânicos implantados no coração estão funcionando, tais como marca-passos, e se o uso de determinados medicamentos está causando efeitos colaterais no coração.

 

Agendar Eletrocardiograma

 

Esse exame também é comumente solicitado na avaliação pré-operatória.

Como é feito o exame eletrocardiograma


O eletrocardiograma é um exame rápido, simples, indolor e realizado no Lavoisier. Os impulsos elétricos do coração são registrados em um pedaço de papel. Para a realização do ECG, o paciente fica deitado numa maca em repouso por 5 minutos antes do procedimento, para que o resultado não sofra influência de fatores externos, tais como atividades físicas ou uso de cigarros e de preferência que o paciente esteja em jejum.

Em seguida, são colocados os eletrodos na parede torácica anterior (região frontal do peito), nos punhos e tornozelos, e aplica-se um gel sobre esses dispositivos para facilitar a medição da corrente elétrica. A pele deve estar bem limpa e desengordurada nos locais de fixação dos eletrodos. Se o corpo do paciente tiver muitos pelos, a depilação deve ser feita e se a pele for especialmente oleosa deve ser promovida uma limpeza local com álcool. O eletrocardiógrafo é ligado e conectado aos eletrodos por meio de fios que irão registrar a atividade elétrica do coração. Após o exame, o aparelho fará a impressão de 12 visões distintas do órgão.

 

Pré-requisitos para fazer um eletrocardiograma

Para realizar um eletrocardiograma, não há muitos pré-requisitos. Além de se dirigir à unidade com toda a documentação e no horário agendado, o paciente deve informar quais medicações está fazendo uso, pois alguns medicamentos podem alterar o resultado do exame. No mais, o paciente deve observar a lista de contraindicações do exame. 

 

Preparo do exame ECG

Alguns preparos simples podem ser solicitados através do agendamento pelo Nav. Como por exemplo:

  • O paciente deve sempre relatar ao médico os medicamentos que faz uso, já que alguns deles podem causar alterações no resultado do exame;

  • O exame não deve ser feito com joias no pescoço, braços ou pulso;

  • Para homens com muitos pelos no tórax, pode ser necessário cortá-los;

  • Também não é recomendado praticar exercícios físicos momentos antes do exame, pois pode alterar o nível do batimento cardíaco.
     

Contraindicações 

Apesar de não haver contraindicações, o resultado do exame pode não ser confiável em caso de pessoas que não conseguem ficar paradas, como por tremores ou Parkinson, por exemplo. De maneira geral, qualquer pessoa pode realizar o exame, incluindo gestantes ou lactantes.


Tempo de duração

O eletrocardiograma geralmente leva de 5 a 10 minutos para ser concluído.


Periodicidade do exame

O exame deve ser executado periodicamente, dependendo da faixa etária e do sexo biológico. Mulheres a partir dos 50 anos e homens a partir dos 40 anos devem fazer o ECG padrão anualmente. A partir dele pode ser recomendado o teste de esforço, caso necessário, como por exemplo para indivíduos que pretendem começar a se exercitar na academia. O eletrocardiograma também pode ser requisitado em exames admissionais e demissionais para trabalhadores.
 

O que é ECG com laudo?

O ECG com laudo é um relatório médico emitido pelo Cardiologista onde consta a interpretação médica do exame de eletrocardiograma e se o resultado do ECG do paciente teve resultado normal ou alterado.

 
 
 
Agendar Eletrocardiograma



Resultados do eletrocardiograma convencional

Geralmente os resultados podem ser vistos logo após o exame ser feito. Se os resultados detectarem qualquer problema com os batimentos cardíacos, pode ser necessário repetir o ECG ou fazer outros exames, como um ecocardiograma, holter ou exames mais complexos. Porém, um resultado normal não exclui a presença de doenças cardíacas. Por isso a importância da avaliação geral com um médico.

  • Resultados normais do eletrocardiograma

O coração bate em um ritmo regular, geralmente entre 60 e 100 batidas por minutos (bpm); ou o traço parece normal.

  • Resultados anormais

O coração bate muito lentamente (abaixo de 60 bpm); O coração bate muito rápido (acima de 100 bpm), o ritmo cardíaco não é regular e o traço não parece normal.

 

Agendar Exames

 

Como é o aparelho de eletrocardiograma?

O aparelho utilizado para fazer o exame é chamado de eletrocardiógrafo digital e geralmente é compacto e portátil. Ele pode ser utilizado conectado a um computador de mesa ou a um notebook. Por se conectar a notebooks, o eletrocardiógrafo pode ser usado mesmo sem energia, pois trabalhará com a bateria do computador portátil.

Este aparelho capta a atividade elétrica por meio da pele do paciente, gerando imagens lineares em ondas que demonstram um padrão. Tais ondas recebem uma denominação específica e representam um significado reconhecido pelo profissional cardiologista.

 

Veja também:

 

 

Agendar Eletrocardiograma
 
 
Lavoisier é um laboratório da marca Dasa