Autora: Camila Talita Machado Barbosa - cardiologista
Triglicerídeos são um tipo de gordura presente no organismo. Eles também podem ser chamados de triglicérides.
O alto nível de triglicerídeos no sangue provoca uma condição conhecida como hipertrigliceridemia. Nesses casos, há o risco do surgimento de doenças como síndrome metabólica, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e outros problemas de saúde.
A seguir, veja detalhes sobre triglicerídeos, as causas e exames que identificam os níveis deles no sangue.
O que são os triglicerídeos?
Os triglicerídeos são gorduras presentes na corrente sanguínea que têm relação direta com a síndrome metabólica. Ou seja: em níveis elevados, há maior risco de desenvolver obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Eles são encontrados de forma livre ou transportados na corrente sanguínea por meio do colesterol chamado VLDL.
Na maioria das vezes, os triglicérides vêm da alimentação, mas também são produzidos pelo fígado.
No entanto, vale destacar que, em quantidades adequadas, esse tipo de gordura é importante, já que atua como reserva de energia para o corpo.
O que causa triglicerídeos alto?
A principal causa de triglicerídeos alto é o consumo em excesso de carboidratos, ou seja, massas, açúcares e bebidas alcoólicas.
Além disso, o sedentarismo contribui para que os níveis sanguíneos de triglicérides fiquem elevados.
Há ainda uma condição rara, a hipertrigliceridemia familiar, que provoca triglicérides alto. Nesses casos, há uma mutação genética que provoca a condição.
Triglicerídeos alto: quais os riscos?
Quando há excesso de triglicerídeos circulando no sangue, ocorre a hipertrigliceridemia. Essa condição está relacionada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares.
Além disso, há o risco da síndrome metabólica, que envolve diabetes e obesidade. Também podem surgir resistência à insulina e hipertensão arterial.
Qual a importância de acompanhar no check-up de rotina?
É importante que os exames que detectam os níveis dos triglicerídeos estejam no check-up de rotina.
Isso porque, muitas vezes, a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Assim, só o exame de sangue pode apontar o problema.
Qual exame indica os níveis dos triglicerídeos?
O exame de triglicerídeos é realizado a partir de uma amostra de sangue retirada da veia do indivíduo.
Na maioria das vezes, não é necessário jejum para a coleta deste exame. Mas, a recomendação é não ingerir bebidas alcoólicas antes da coleta e manter a alimentação habitual para a interpretação adequada do resultado laboratorial.
Como diminuir os níveis de triglicerídeos?
A melhor forma de reduzir as taxas elevadas de triglicérides no sangue é a mudança de hábitos. É importante manter uma alimentação saudável, aumentando o consumo de fibras e diminuindo a ingestão de carboidratos simples.
Praticar atividade regular e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também são atitudes imprescindíveis para o controle dos níveis de triglicérides.
Em alguns casos, pode ser preciso o uso de medicamentos para controle da hipertrigliceridemia. Medicamentos estes que só podem ser receitados por um especialista.
Leia também: