Cintilografia do miocárdio: quando o exame é indicado e como é feito

cintilografia do miocardio


 

Agendar Cintilografia do miocárdio

 


A cintilografia do miocárdio é um exame realizado para observar o fluxo sanguíneo das artérias e dos vasos coronarianos que irrigam o coração. A sua principal função é detectar bloqueios ou fluxo irregular que possam levar a quadros de saúde graves como taquicardia,  infarto ou AVC (acidente vascular cerebral), entre outros. Continue a leitura para saber mais sobre esse procedimento. 
 

O que é cintilografia do miocárdio? 

Cintilografia do miocárdio é um exame que avalia o fluxo sanguíneo nos vasos e nas artérias que irrigam o coração. O procedimento requer a aplicação de uma substância radioativa (contraste) no paciente para que, dessa forma, seja possível detectar qualquer obstrução nas coronárias durante a execução do exame.  
 

Quando a cintilografia do miocárdio é indicada? 

A cintilografia do miocárdio é indicada para verificar e identificar as áreas de isquemia, ou seja, quando o fluxo sanguíneo está interrompido ou passando de forma inadequada no vaso ou artéria.  Dessa forma, o exame é recomendado nos seguintes casos:  

  • Alteração no exame de eletrocardiograma de repouso; 

  • Avaliação preparatória de cirurgia não-cardíaca; 

  • Pacientes que já sofreram infarto (para controle da doença coronariana); 

  • Pacientes com histórico de doenças coronarianas ou alto risco para esses problemas. 

 

Agendar Exame

 

Como é o preparo para o exame? 

A cintilografia do miocárdio não requer um preparo complexo. Não há necessidade de jejum antes de realizar o exame, por exemplo. 

No entanto, é recomendado que o paciente faça a ingestão de alimentos leves antes do teste. Nas 24 horas antes do exame, evitar bebidas com cafeína (café, chá preto, chá mate, chá verde e chocolate ou achocolatados), refrigerantes e medicamentos com esse ativo.  

Também recomenda-se usar roupas confortáveis e tênis macios (caso a segunda etapa do teste seja feita na esteira).  

Como o exame é feito? 

A cintilografia do miocárdio é realizada em suas etapas: em repouso e na fase de estresse. Entenda mais sobre elas a seguir. 

Fase de repouso 

Nessa etapa, o paciente recebe uma injeção de substância radioativa ou radiofármaco (contraste). São feitas então imagens do fluxo sanguíneo após 30 ou 60 minutos por um equipamento chamado gama câmara. 

Fase de esforço 

Após a primeira etapa, é novamente injetado o medicamento para realizar a segunda fase do exame. A fase de estresse pode ser feita de duas formas:  

  • Com exercício físico, na esteira ergométrica, em que as imagens analisam o fluxo sanguíneo durante o esforço físico; 

  • Com o uso de medicamentos que aumenta o fluxo sanguíneo nos vasos e nas artérias, simulando o estresse físico. Esta opção é recomendada para pacientes com alguma limitação para caminhar na esteira.  

O que a cintilografia do miocárdio pode detectar? 

A cintilografia do miocárdio pode detectar áreas de bloqueio do fluxo sanguíneo nos vasos e artérias coronárias tanto em repouso como durante algum esforço físico. Também pode mostrar quando o fluxo sanguíneo está parcialmente bloqueado ou inadequado. 

 

Agendar Exame

 

Autor: Dr. Otávio Gebara - médico cardiologista

Lavoisier é um laboratório da marca Dasa