Autor: Dr. Dalton dos Anjos - especialista em Medicina Nuclear da Dasa
O exame de cintilografia óssea é uma técnica avançada de exame de imagem que utiliza uma pequena quantidade de radiação para avaliar a saúde dos ossos.
O procedimento é indicado para se diagnosticar uma variedade de condições, incluindo as metástases ósseas, o câncer ósseo, infecções ósseas, fraturas e doenças metabólicas que afetam o esqueleto. Continue a leitura para saber mais sobre o exame e como ele é realizado.
Para que serve a cintilografia óssea?
A cintilografia é um tipo de exame que utiliza radiação para gerar imagens detalhadas do funcionamento de órgãos e tecidos.
A cintilografia do miocárdio, por exemplo, é feita para coletar imagens do coração em pleno funcionamento, possibilitando olhar o fluxo de sangue pelas paredes do coração.
No caso da cintilografia óssea, ela analisa a condição de todos os ossos do corpo, auxiliando a diagnosticar e monitorar diversas condições médicas relacionadas a esse tecido.
Quando a cintilografia óssea é indicada?
A principal indicação de cintilografia óssea é pesquisar possíveis metástases ósseas.
A metástase óssea ocorre quando algum tipo de câncer se espalha pela corrente sanguínea para outras partes do corpo, incluindo os ossos. Tumores de mama e de próstata, por exemplo, têm maior probabilidade de causarem metástases ósseas.
O exame também pode ser indicado para investigar infecção óssea (chamada de osteomielite), doenças reumatológicas (como artrite reumatoide) e hiperplasia condilar (aumento excessivo do osso da mandíbula).
Como é o preparo para a realização da cintilografia óssea?
A cintilografia óssea geralmente não requer nenhum preparo específico; no entanto, ele não pode ser realizado em gestantes. Mulheres que amamentam devem consultar a equipe do laboratório para saber se podem realizar o exame.
Para mais informações sobre a cintilografia óssea e seu preparo, entre na plataforma Nav Dasa.
Como é feito o exame?
A realização da cintilografia óssea é feita da mesma maneira que todas as outras cintilografias (com exceção da pesquisa de refluxo): por meio da aplicação de uma substância com pequena quantidade de radiação no corpo por injeção intravenosa.
Essa substância irá percorrer as áreas de maior atividade metabólica nos ossos, como ocorre quando há algum tipo de lesão. Após alguns minutos, o paciente é direcionado para um aparelho específico (gama-câmara) capaz de captar imagens dessas áreas, oferecendo informações importantes ao médico.
Cuidados após cintilografia óssea
O exame de cintilografia óssea é considerado não invasivo e não requer cuidados especiais após sua realização. O paciente, portanto, pode retomar suas atividades normais ao sair do laboratório.