5 tipos de câncer mais comuns: entenda seus sintomas, diagnóstico e tratamento

5 tipos de câncer mais comuns: entenda seus sintomas, prevenção e tratamento

 

Autor: Dra. Bruna Zuchetti - Médica Oncologista


 

Agendar Exame

 

O câncer é o principal problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma das principais causas de morte prematura na maior parte dos países, ou seja, pessoas morrem antes dos 70 anos de vida devido essa doença.    

 

Existem diversos tipos de câncer que são causados por fatores como envelhecimento, sedentarismo, alimentação inadequada, entre outros fatores relacionados ao estilo de vida não saudável.  

O que é o câncer?  

O câncer é  uma doença em que células anormais se dividem incontrolavelmente e acabam "ocupando o lugar" das células saudáveis do nosso corpo.   

Em casos muito avançados, essas células destroem células normais e alteram o funcionamento dos órgãos, pois elas substituem as células sadias.     

É importante lembrar, que cada vez mais, existem formas eficazes de tratá-lo, principalmente se o diagnóstico for precoce. O câncer  é uma doença complexa e existem mais de 200 tipos de tumores identificados até o momento.  

Quais são os 5 tipos de câncer mais comuns?  

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo e sua incidência vem aumentando a cada ano por diversos fatores, como hábitos de vida, poluição e envelhecimento populacional.   

Os tipos de câncer mais comuns são separados por sexo. Em mulheres, os mais comuns são: mama, pulmão, cólon e reto, útero e melanoma. Já em homens são: próstata, pulmão, cólon e reto, bexiga urinária e melanoma.  Saiba mais.  

Câncer de mama  

O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres, acometendo 12% da população feminina em alguma etapa da vida adulta. Ocorre pela divisão desordenada das células da glândula mamária, local onde é produzido o leite durante a gestação.      

É importante ressaltar que, o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem cura. O exame de mamografia é o principal exame para diagnóstico precoce.

Conforme a recomendação da sociedade brasileira de mastologia, todas as mulheres com mais de 40 anos devem realizar mamografia anualmente.  

Câncer colorretal

O câncer colorretal é o câncer do intestino grosso. Ele pode ocorrer em qualquer local do intestino grosso e, dependendo de onde surgir, pode causar sintomas diferentes. Os mais comuns são: sangramento nas fezes, constipação e até obstrução intestinal. Este tipo de tumor também tem altas chances de cura quando diagnosticado precocemente.      

O rastreamento do câncer de colorretal, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), deve ser realizado em pessoas a partir dos 50 anos de idade, através do exame de colonoscopia. Indivíduos com parentes de primeiro grau (irmãos, pais ou filhos) que tiveram câncer colorretal devem iniciar os exames de prevenção a partir dos 40 anos ou 10 anos antes da idade em que ocorreu o câncer do seu familiar.    

Câncer no estômago  

O câncer de estômago é um tumor que nasce no estômago, como o próprio nome diz e tende a ser um tipo de tumor mais agressivo, em que os sintomas ocorrem em fases mais avançadas.   

Os sintomas mais comuns são: dor de estômago, emagrecimento, desconforto ao se alimentar e até sangramento.      

O diagnóstico é realizado através de endoscopia digestiva alta.    

Câncer de próstata   

Este é o câncer mais comum entre os homens e ocorre principalmente em homens com mais de 60 anos. O tumor tem altas chances de cura e, em alguns casos selecionados, não há necessidade de realizar nenhum tipo de intervenção médica, apenas acompanhamento.   

Por este motivo, o diagnóstico precoce é fundamental. Todos os homens com mais de 50 anos devem realizar acompanhamento com seu urologista com toque retal e exame de PSA.  

 
Câncer de colo de útero  

Câncer de colo de útero é uma doença causada pelo vírus HPV (papiloma vírus humano), que é transmissível sexualmente.     

Este é um tumor que vem recebendo cada vez mais atenção para tentar erradicar cada vez mais seu surgimento, uma vez que já temos a vacina contra o HPV, que diminui consideravelmente as chances de desenvolvimento de tumor. Além disso, ele pode ser diagnosticado através de um simples exame de Papanicolau que a mulher faz com seu ginecologista ou de Colposcopia. Quando mais avançado, ele pode dar sintomas, como sangramento vaginal ou sangramento pós relação sexual, assim como dor na relação sexual.  
  

Como diagnosticar o câncer?  

Para diagnosticar grande parte dos tipos de câncer, já existem exames de rastreamento para diagnóstico precoce. É fundamental que estes exames estejam sempre em dia para início rápido de tratamento.  
 

Agendar Exame
 

Como prevenir o câncer?  

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as 12 dicas para prevenir o câncer são:    

  • Não fume;  

  • Tenha uma alimentação saudável: rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evite os alimentos ultraprocessados;  

  • Mantenha o peso corporal adequado;  

  • Pratique atividades físicas;  

  • Amamente para evitar o câncer de mama;  

  • Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos;  

  • Vacine contra o HPV as meninas e meninos dos 9 a 14 anos;

  • Vacine contra a hepatite B;  

  • Evite a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas;  

  • Evite comer carne processada, como presunto e salsicha;  

  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios;  

  • Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho.

Clique aqui para agendar exames

 

Lavoisier é um laboratório da marca Dasa