O estradiol é um hormônio presente em grandes quantidades nas mulheres. Por isso, é popularmente conhecido como “hormônio feminino”. Nesse sentido, o exame estradiol é uma ferramenta importante para avaliar questões que envolvem a saúde feminina, como alterações do ciclo menstrual. Conheça um pouco mais sobre ele e sua importância a seguir.
Exame de estradiol: para que serve?
O exame de estradiol serve para avaliar a quantidade de estradiol presente no corpo do paciente. O resultado deve ser interpretado por um médico, que irá avaliar os níveis do hormônio e cruzar com as informações já obtidas no exame clínico.
O que é o estradiol e qual a sua função?
O estradiol é um hormônio que pertence à classe dos estrogênios. Na mulher, ele é produzido em grandes quantidades principalmente nos ovários. Os homens também possuem estradiol, em baixa quantidade, produzido pelos testículos. Outras áreas do corpo que produzem estradiol: ossos, pele, fígado e glândula adrenal.
Estradiol em homens
Nos homens, o estradiol é produzido a partir da testosterona. Mesmo em quantidades bem pequenas, o hormônio tem uma atuação importante e participa dos seguintes processos:
-
Manutenção da saúde óssea;
-
Proteção cardiovascular;
-
Metabolismo lipídico (diminuição de LDL, conhecido como colesterol ruim, e melhora dos níveis de HDL, chamado de colesterol bom);
-
Regulação da libido;
-
Função erétil.
Estradiol em mulheres
Nas mulheres, o estradiol atua principalmente no desenvolvimento e funcionamento dos órgãos sexuais femininos, sendo importante para:
-
Desenvolvimento das mamas;
-
Desenvolvimento dos óvulos;
-
Preparação do útero para uma gravidez;
-
Controle menstrual;
-
Manutenção da saúde óssea;
-
Regulação do humor e da saúde mental;
-
Distribuição da gordura corporal;
-
Manutenção do colágeno.
O estradiol é liberado de forma cíclica durante o ciclo menstrual. Quando a mulher se aproxima da menopausa, a produção desse hormônio cai significativamente, o que provoca os clássicos sintomas da menopausa como perda de massa óssea, ondas de calor (fogachos) e alterações de humor, entre outros.
Quando o exame de estradiol é indicado?
O exame de estradiol é indicado para:
-
Avaliar alterações no ciclo menstrual (como atraso, adiantamento ou ausência de menstruação);
-
Investigar possíveis casos de infertilidade;
-
Acompanhar terapias de reposição hormonal;
-
Acompanhar tratamentos de tumores ovarianos.
Como o exame de estradiol é feito?
O exame de estradiol é simples, feito por meio de uma coleta de sangue.
Como é o preparo para o exame?
Geralmente, o exame de estradiol não requer nenhum preparo específico. Mas é importante informar ao médico se você faz uso de medicações, já que alguns remédios (como anticoncepcionais, por exemplo) podem interferir no resultado do exame. E o especialista pode orientar a suspensão temporária para realizar o exame.
Outro ponto importante é checar se o exame precisa ser feito em uma data específica. Isso porque os níveis de estradiol em mulheres mudam conforme a fase do ciclo menstrual e, por isso, deve-se avaliar, de acordo com o objetivo do exame, quando é a melhor data para realizar o procedimento.
Exame de estradiol em São Paulo: preço e onde agendar
Para obter mais informações sobre onde realizar o exame de estradiol, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamentos online.
Atendimento domiciliar
Exames como o de estradiol também podem ser realizados em segurança, no conforto do seu lar ou da sua empresa sem custo adicional. Para obter mais informações sobre coleta domiciliar e consultar preços, basta acessar nosso canal de agendamento online.
Autora: Dra. Adriana Bittencourt Campaner, ginecologista e obstetra da Dasa