Autora: Dra. Laura Lopes, endocrinologista da Dasa
O colesterol é uma molécula essencial para diversas funções do nosso organismo, mas seu aumento descontrolado pode indicar uma predisposição a doenças cardiovasculares. Assim, o exame de perfil lipídico, que identifica os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue ajuda a mapear esses riscos e permite que o paciente tome medidas para minimizá-los.
Perfil Lipídico: o que é?
O perfil lipídico, também conhecido como lipidograma, é um exame que analisa as quantidades de determinadas lipoproteínas responsáveis pelo transporte do colesterol no nosso corpo. No exame, constam os valores de:
- Colesterol HDL;
- Colesterol LDL;
- Colesterol VLDL;
- Colesterol não HDL;
- Colesterol Total;
- Triglicerídeos
Quais os riscos do colesterol alto?
O colesterol alto pode apresentar uma série de riscos para o paciente, dentre os quais:
- AVC (acidente vascular cerebral): obstrução de um vaso sanguíneo que irriga o cérebro;
- Aterosclerose: entupimento das artérias, obstruindo o fluxo sanguíneo;
- Doença arterial coronariana: causada pelo acúmulo de gordura nas artérias;
- Infarto: quando o fluxo de sangue em uma artéria do coração é bloqueado;
- Insuficiência cardíaca: doença crônica em que o coração não bombeia o sangue como deveria.
LEIA MAIS: Triglicerídeos Alto: Como identificar e o que fazer
Quando o exame de perfil lipídico é indicado?
O perfil lipídico é usado para avaliar o risco cardiovascular, especialmente em pacientes com condições que também aumento este risco:
- Obesidade: caracterizada pelo excesso de gordura corporal.
- Idade avançada: o envelhecimento aumenta o risco de doenças, inclusive vasculares.
- Doença coronariana ou cerebrovascular: quando o suprimento de sangue para o músculo cardíaco ou para o cérebro é bloqueado parcial ou completamente.
- Diabetes: doença crônica em que ocorre elevação da glicose sanguínea, que ocorre pela falta de insulina, hormônio responsável por levar a glicose que está no sangue para o interior das células, e/ou quando o organismo não responde adequadamente aos seus efeitos.
- Hipertensão arterial: elevação da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo.
LEIA MAIS: Taquicardia: Entenda o que é, causas e diagnóstico
Como o exame de perfil lipídico é realizado?
O perfil lipídico é uma análise sanguínea comum, em que o profissional coleta uma amostra de sangue, normalmente retirada de uma veia do braço do paciente. A coleta é rápida, levando apenas alguns segundos e, logo em seguida, o indivíduo é liberado. O exame pode ser feito também durante um check-up geral adulto ou em idosos para identificar os riscos associados a doenças e complicações cardiovasculares.
LEIA MAIS: Eletrocardiograma: o que é, como é feito o exame ECG
Preparação para o exame
O preparo para o exame vai depender da orientação do médico. É possível a coleta do exame lipídico com ou sem o jejum, e o médico solicitante deve especificar no pedido médico. Existem valores de referência validados para o perfil lipídico com ou sem jejum. Portanto, é um mito ainda se achar que a coleta deve ser sempre em jejum.
Onde agendar exame de perfil lipídico
Para consultar preços, obter mais informações sobre o exame de perfil lipídico e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.