Autora: Dra. Tamara Sousa - Médica Endocrinologista
PTH (paratormônio) é um hormônio proteico liberado pela glândula paratireóide.
O que é PTH?
O PTH é hormônio produzido e secretado pelas células das paratireoides, que são pequenas glândulas que se situam no pescoço, atrás da glândula tireoide.
Seu principal papel é a manutenção dos níveis de cálcio e fosfato no sangue, mantendo os ossos saudáveis.
PTH alterado: quais são as causas?
Existem condições que alteram o PTH para valores mais altos, como nódulos nas glândulas paratireoides que produzem esse hormônio. Outras causas são a diminuição de cálcio e a deficiência de vitamina D, que podem ser decorrentes de cirurgia bariátrica, má absorção pelo intestino, deficiências nutricionais e até o uso de determinados medicamentos, entre outras causas. Pacientes com doença renal crônica também podem ter níveis de PTH elevados.
Já as causas que alteram o PTH para valores mais baixos são algumas cirurgias no pescoço que afetem as glândulas paratireoides, doenças genéticas e outras menos frequentes, como doenças autoimunes e acúmulo de metais nas paratireoides.
Quais os sintomas do PTH alto?
São muito variáveis. A pessoa pode não apresentar nenhum sintoma ou apresentar cálculos renais recorrentes, osteoporose, que pode levar a fraturas dos ossos, e outros sintomas menos frequentes, como pressão alta e alterações cardiológicas, entre outros.
Leia também: Taquicardia
Quais os sintomas do PTH baixo?
Os sintomas provêm dos baixos níveis de cálcio, como cãibras, parestesias e, em casos graves, crises convulsivas.
Para que serve o exame de sangue PTH?
O exame PTH é importante no diagnóstico e tratamento de algumas alterações dos ossos (denominadas de doenças osteometabólicas). Também é útil no acompanhamento de pacientes com doença renal crônica.
Como o exame PTH é feito?
O PTH é dosado no sangue, através da coleta na veia, do mesmo modo como se faz para outros exames.
Preparo
Não há necessidade de preparos especiais. Também não é preciso fazer jejum.
Contraindicações
Não há contraindicação para realização da dosagem do PTH. Porém, o exame só deve ser realizado mediante a avaliação do seu médico assistente.
Resultado
Geralmente, o médico avalia o resultado PTH junto com os exames de cálcio, vitamina D e outros.
Qual o tratamento para paratormônio alterado?
O tratamento depende do motivo pelo qual o PTH esteja alto e de outras doenças associadas. Pode ser indicado desde o uso de medicamentos até a realização de cirurgia. Por isso, é fundamental lembrar a importância do acompanhamento médico para interpretação dos resultados alterados do PTH.
Faça seu exame no Lavoisier com segurança e garantia de tecnologia de ponta. Acesse nosso agendamento online pelo Nav Dasa e saiba mais.