Glicemia em jejum: exame é fundamental para o rastreamento e o diagnóstico do diabetes

glicemia em jejum

 

Agendar Exame na Unidade
 
 
Agendar Exame em Casa

 

O exame de glicemia em jejum pode fazer parte do check-up anual ou ser algo mais frequente, como no caso das pessoas com predisposição ou diagnóstico de diabetes. Mas quanto tempo de jejum é necessário para a realização do exame? E como ele é feito? Continue a leitura e saiba a resposta para estas e outras perguntas. 
 

Glicemia em jejum: o que é e para que serve o exame? 

O exame de glicemia em jejum é um procedimento que mede a quantidade de glicose, um tipo de açúcar presente no sangue. O exame é um dos parâmetros utilizados para o rastreamento e o diagnóstico da presença de diabetes.

A hemoglobina glicada (HbA1c) também pode ser utilizada para o rastreamento e diagnóstico de diabetes, isoladamente, ou em conjunto com a glicemia de jejum. Diferentemente da glicemia em jejum, que fornece uma leitura momentânea, a HbA1c oferece uma visão dos níveis de glicose ao longo do tempo, como em um período de 2 a 3 meses. Isso é útil para entender como a glicemia se comporta em geral.  

Quando a glicemia de jejum é utilizada para o diagnóstico de diabetes mellitus, seus valores devem ser confirmados em uma segunda amostra. Quando dois valores de glicemia de jejum forem superiores a 126 mg/dL o diagnóstico de diabetes está confirmado. 

 

Quando o exame de glicemia em jejum é indicado? 

O exame de glicemia de jejum é frequentemente solicitado por médicos como parte de exames de saúde de rotina. 

  • Diagnóstico de diabetes: uma vez que níveis elevados de glicose no sangue indicam a condição.  

  • Diagnóstico de pré-diabetes: o exame pode ser prescrito a pessoas com maior risco de desenvolver diabetes tipo 2, como aquelas com sobrepeso ou obesidade.

  • Monitoramento da diabetes: para pessoas já diagnosticadas com diabetes, o exame ajuda a monitorar e controlar a doença, garantindo que os níveis de glicose estejam dentro dos limites desejados. 

  • Identificação de hipoglicemia: além de detectar níveis elevados de açúcar, o exame de glicemia em jejum também é utilizado para identificar hipoglicemia, condição caracterizada por níveis de glicose abaixo do normal. Isso pode ser importante em pessoas com diabetes em tratamento ou outras condições médicas. 

 

Agendar Glicemia em Jejum

 

 

Outros exames indicados para acompanhar os níveis de glicose no organismo 

A seguir, conheça outros exames indicados para acompanhar os níveis de glicose no organismo.

Hemoglobina glicada: este exame de sangue mede a quantidade de glicose que se liga à hemoglobina, uma proteína encontrada nas hemácias e no plasma do corpo, responsável por transportar oxigênio pelo sistema circulatório. Quando a hemoglobina se liga à glicose, ela é chamada de hemoglobina glicada.

O exame de hemoglobina glicada é utilizado para avaliar os níveis de glicose no sangue nos últimos três meses e analisar o controle do diabetes.

Glicemia pós-prandial: caracterizado pela medição da glicose no plasma sanguíneo feita uma ou duas horas após uma refeição, que pode ser o café da manhã, almoço ou jantar. Em laboratórios clínicos, por exemplo, este teste é geralmente realizado após o almoço. 

 

Como se preparar para o exame de glicemia em jejum? 

Para garantir resultados precisos no exame de glicemia em jejum, siga estas orientações: 

Jejum: 

  • Para crianças acima de 4 anos e adultos, é necessário jejum de 8 a 12 horas antes do exame. 

  • Para crianças de até 3 anos e 11 meses, o jejum deve ser de 3 horas ou no intervalo entre as mamadas. 

Esforço físico: 

  • Evite atividades físicas intensas nas 12 horas que antecedem o exame, pois isso pode influenciar os níveis de glicose no sangue. 

Dieta: 

  • No dia anterior ao exame, mantenha sua alimentação habitual. Evite o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gordura e açúcar, e cafeína, já que esses itens podem afetar o resultado do exame. 

 

Como o exame é feito? 

Esse exame é realizado coletando uma amostra de sangue da veia do paciente, geralmente após um período de jejum de 8 a 12 horas. 

 

Onde agendar exame de glicemia em jejum? 

Para obter mais informações sobre onde realizar o exame de glicemia em jejum, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamentos online.  

Agendar Glicemia em Jejum

 

 

Atendimento domiciliar 

Exames como a glicemia em jejum também podem ser realizados em segurança, no conforto do seu lar ou da sua empresa sem custo adicional. Para obter mais informações sobre coleta domiciliar, basta acessar nosso canal de agendamento online.

Agendar Exame em Casa
 
 
 

 

Autora: Dra. Cristina Khawali, endocrinologista e diretora médica de análises clínicas na Dasa

dasa