T4 Livre: entenda para que serve o exame e quando fazer

t4 livre

 

Autora: Dra. Roberta Frota Villas-Boas - médica endocrinologista

 

Agendar e Fazer em Casa

 

O T4 Livre é um exame simples que mede a quantidade de um hormônio tireoidiano no sangue. Isso é importante pois indica como está o funcionamento da tireoide, uma glândula essencial para regular o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento do corpo humano. Continue a leitura para saber mais sobre o exame e quando ele deve ser realizado.  

 

O que é o exame T4 Livre e para que serve? 

O exame de T4 Livre serve para medir a quantidade de hormônio tiroxina livre presente na corrente sanguínea. A tiroxina é um dos principais hormônios produzidos pela tireoide e desempenha um papel importante no controle do metabolismo do corpo.  

O exame, portanto, pode avaliar o funcionamento da tireoide e serve para diagnosticar condições como hipertireoidismo e hipotireoidismo, que ocorrem quando a tireoide está hiperativa ou pouco ativa, respectivamente. 

 

Sintomas de alterações na tireoide 

Na maioria dos casos, as alterações que ocorrem no funcionamento da glândula tireoide podem indicar dois problemas:  

  • Hipotireoidismo: quando a tireoide não produz hormônios suficientes, o que pode levar a sintomas como fadiga, ganho de peso, pele seca e intolerância ao frio, além de depressão e dificuldade de concentração. 

  • Hipertireoidismo: quando a tireoide produz hormônios em excesso, podendo causar perda de peso, insônia e aumento da frequência cardíaca, além de sintomas comportamentais como nervosismo e irritação. 

 

Quando o exame T4 Livre é indicado? 

O exame de T4 Livre é frequentemente indicado quando há suspeita de distúrbios na tireoide, com base nos sintomas apresentados pelo paciente e em exames preliminares.  

Além disso, pessoas com histórico familiar de doenças na tireoide; ou que estejam em tratamento para condições relacionadas à glândula, também podem realizar esse exame para monitorar seu funcionamento. 

Outras situações em que o exame pode ser indicado são durante a investigação dos nódulos na tireoide; e como parte de uma investigação ampla de causas de infertilidade.  

Agendar Exame

 

Como o exame é feito? 

O exame de T4 Livre é realizado por meio de uma coleta de sangue simples. A amostra então é enviada para análise em laboratório, onde os níveis de hormônio tiroxina livre são medidos. 

 

Como é o preparo para o exame T4 Livre? 

Normalmente, não existe preparo específico para o exame. O jejum de 4 horas antes da realização do exame só é feito quando indicado pelo médico.  

Se o paciente utilizar algum tipo de reposição de hormônio tiroidiano, é importante fazer a coleta antes de tomar a dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do remédio.  

 

T4 Livre: valores de referência 

Os valores de referência para o exame T4 Livre podem variar ligeiramente de acordo com o laboratório. No entanto, geralmente os valores normais são de 0,8 a 1,7 ng/dL (nanogramas por decilitro). Valores fora dessa faixa podem indicar a presença de distúrbios na tireoide e requerem avaliação médica. 

 

Outros exames para avaliação da tireoide 

Além do exame T4 Livre, outros exames também podem ser utilizados para avaliar a tireoide. São eles: 

  • TSH (hormônio estimulante da tireoide): mede a quantidade de TSH, hormônio que a hipófise produz para estimular a tireoide, no sangue. É o melhor exame para avaliar a função da tireoide e, geralmente, é requisitado em conjunto com o T4 Livre.  

  • T3 livre: mede a quantidade de hormônio T3 livre (uma forma ativa do hormônio tireoidiano) no sangue. 

  • Ultrassom da tireoide: permite visualizar a glândula tireoide e identificar possíveis alterações, como presença de nódulos ou aumento da glândula (condição chamada de bócio). 

 

Onde agendar exame T4 Livre? 

Para obter mais informações sobre o exame T4 Livre, consultar preços, se informar sobre coleta domiciliar e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nosso canal de agendamento online.

Agendar Exame na Unidade
 
 
Agendar Exame em Casa