Autor: Dr. Juliano Andrade - médico radiologista
O ultrassom é um exame de imagem que emprega ondas sonoras de alta frequência para criar imagens em tempo real de estruturas do corpo humano.
Auxilia no diagnóstico de diversas doenças e condições de saúde, além de contribuir com o acompanhamento da gravidez.
A seguir, veja detalhes sobre os tipos de ultrassom, se é preciso realizar o preparo e quando é indicado.
O que é o exame de ultrassom?
Conhecido também como ultrassonografia ou ecografia, trata-se de um procedimento de imagem que emprega um transdutor, dispositivo que o especialista coloca sobre a superfície da pele para emitir e receber ondas sonoras ao entrar em contato com o corpo humano.
Portanto, permite que o médico examine as imagens geradas, monitorando e diagnosticando diversas condições médicas.
Principais tipos de ultrassom
Entre os principais tipos de ultrassom, podemos citar:
Ultrassom da tireoide
O ultrassom de tireoide é um exame de imagem que usa ondas sonoras de alta frequência para obter imagens detalhadas da glândula, que fica localizada na parte da frente do pescoço.
Avalia o fluxo sanguíneo nas artérias e veias da glândula. Por isso, contribui com o diagnóstico de algumas doenças tireoidianas, como nódulos, inflamações e até câncer, que necessita de uma biópsia para confirmação.
Ultrassom morfológico
É um exame de imagem que analisa a formação dos órgãos do bebê durante a gestação.
A ultrassonografia emite ondas sonoras, permitindo que chegue até o útero. Os sons que as ondas emitem ecoam e formam as imagens.
Portanto, o ultrassom morfológico consegue identificar a idade gestacional, o sexo do bebê, avaliar o crescimento e formação fetal, verificar os batimentos cardíacos e realizar o rastreio de doenças genéticas.
Ultrassom transvaginal
O ultrassom transvaginal avalia os órgãos pélvicos, como bexiga, útero, ovários e intestino. Também pode identificar cistos, infecções e câncer nessas regiões.
É recomendado quando há dores pélvicas, alterações nos ciclos menstruais e no acompanhamento do início de gravidez, entre a 6ª e a 12ª semana.
Ultrassom abdominal
Utiliza ondas de som para gerar imagens de órgãos e estruturas que estão localizadas no abdômen.
É possível avaliar vesícula, rins, fígado, bexiga, pâncreas, baço, veia cava inferior e aorta.
Contribui com o diagnóstico de nódulos no fígado, cálculos na vesícula biliar, nos rins e na bexiga, além de outras doenças e alterações.
Ultrassom com doppler
Analisa a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue no corpo. Esse tipo de exame identifica anormalidades nos vasos sanguíneos, que podem incluir tromboses, varizes e aneurismas.
Durante a gravidez, o ultrassom com doppler também mede o fluxo sanguíneo materno e fetal.
Quando o exame de ultrassom é indicado
O ultrassom é indicado para diagnosticar, monitorar e avaliar diversas condições de saúde e pode ser complementar a outros exames, como a tomografia.
Entre as condições de saúde, estão:
- Acompanhamento da gravidez e monitoramento do desenvolvimento do feto.
- Avaliação de órgãos internos, como fígado, rins, vesícula biliar, pâncreas e bexiga.
- Avaliação de órgãos reprodutivos.
- Avaliação da estrutura e funcionamento do coração.
- Avaliação da tireoide: O ultrassom é frequentemente usado para avaliar a tireoide em busca de nódulos, tumores ou outras anormalidades.
- Guiar procedimentos médicos, como biópsias.
- Avaliação do fluxo sanguíneo.
Como o exame é realizado?
O paciente é posicionado na maca, e a área do corpo a ser examinada pelo ultrassom deve estar livre de qualquer barreira para que o aparelho entre em contato direto com a pele.
Antes de iniciar o exame, o especialista aplica um gel na pele no local a ser examinado e também no dispositivo que emite ondas sonoras.
O técnico ou médico segura o transdutor e o move suavemente sobre a pele a ser examinada.
Durante o procedimento, que leva de 15 a 30 minutos em média, o dispositivo gera imagens no monitor transmitidas por ondas sonoras para os tecidos.
Em seguida, elas são avaliadas pelo médico que fornece um laudo completo com as imagens para auxiliar no diagnóstico e tratamento.
Existe algum preparo especial para o exame de ultrassom?
Em geral, o ultrassom não requer nenhum preparo específico. Isso porque são procedimentos seguros e não invasivos.
No entanto, dependendo do tipo de exame, pode ser recomendado realizar jejum para melhorar a captação das imagens ou se alimentar bem antes do procedimento.
A recomendação é usar roupas confortáveis e de fácil remoção, principalmente na área examinada. Também é preciso remover joias e objetos metálicos para não interferir na qualidade das imagens.