Autor: Dr. Renato Hoffman, coordenador de neurorradiologia do Grupo DASA
A tomografia de crânio ou tomografia computadorizada cranioencefálica é um exame de imagem de alta resolução que permite a visualização detalhada do crânio, do cérebro e de outras estruturas localizadas na cabeça. Essas imagens podem ajudar a diagnosticar uma variedade de condições médicas, incluindo lesões traumáticas, tumores cerebrais, hemorragias e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Continue a leitura para saber como o exame é feito.
Tomografia de Crânio: o que é e para que serve?
A tomografia de crânio é um exame de imagem que utiliza feixes de raio-X para produzir imagens detalhadas da estrutura craniana em cortes transversais.
Essas imagens permitem uma visão detalhada das estruturas presentes na cabeça e no pescoço e auxiliam no diagnóstico de diversos problemas de saúde.
Doenças que podem ser diagnosticadas com o auxílio da tomografia de crânio
A tomografia de crânio serve para diagnosticar ou auxiliar no diagnóstico de problemas como:
-
Traumas cranianos: fraturas, hematomas, contusões.
-
Tumores cerebrais: primários ou metastáticos.
-
Doenças vasculares: AVC (acidente vascular cerebral), aneurismas, trombose venosa cerebral.
-
Infecções: complicações de meningite, encefalite, abscesso cerebral.
-
Doenças degenerativas: Alzheimer.
-
Anormalidades congênitas: malformações do encéfalo, hidrocefalia.
A tomografia de crânio também é útil para analisar deformidades ósseas no crânio e permite diagnosticar também doenças que afetam estruturas próximas, como o ouvido interno e os seios da face (em casos de sinusite crônica, por exemplo).
Quando agendar uma consulta com um neurologista?
A consulta com um neurologista deve ser agendada sempre que houver sintomas neurológicos persistentes ou agudos, como dor de cabeça intensas e recorrentes, alterações na visão, tonturas frequentes, convulsões e perda de memória, entre outros.
É necessária alguma preparação para a tomografia de crânio?
Em geral, a tomografia de crânio não requer preparação especial. No entanto, é importante informar ao médico sobre qualquer condição médica pré-existente, alergias a contraste (caso seja necessário utilizar) ou se está grávida.
Como o exame é realizado?
Durante o exame de tomografia de crânio, o paciente é posicionado deitado em uma mesa que desliza para dentro de um tubo circular. O equipamento emite raios-X em torno da cabeça, capturando imagens detalhadas em diferentes ângulos.
É fundamental permanecer imóvel durante o procedimento para garantir a qualidade das imagens. O exame é rápido e indolor, geralmente concluído em questão de minutos.
Tomografia de Crânio: preço e onde realizar o exame
Para obter mais informações sobre onde realizar a tomografia de crânio, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online.