Autor: Dr. Páblius Staduto Braga - médico do esporte
Também conhecido como teste de esforço, o teste ergométrico é um exame não invasivo que avalia a resposta do coração e do sistema cardiovascular durante o exercício físico. Por meio de monitoramento da frequência cardíaca, pressão arterial e do eletrocardiograma (ECG), o teste fornece informações valiosas sobre a saúde cardiovascular do indivíduo e auxilia no diagnóstico de diversas doenças. Saiba mais no texto a seguir.
Teste Ergométrico: o que é e para que serve?
O teste ergométrico ou teste de exercício (TE) é um exame médico rotineiro e não invasivo na prática clínica e cardiológica que monitora a atividade elétrica do coração, a pressão arterial e a frequência cardíaca enquanto o paciente realiza esforço físico, geralmente em uma esteira ou bicicleta ergométrica.
Essa avaliação proporciona informações muito importantes sobre a capacidade cardíaca de executar um esforço progressivo, possibilidade de existir doenças tipo infarto do miocárdico (insuficiência coronariana), arritmias cardíacas (ritmos alterados do eletrocardiograma durante o esforço) e respostas alteradas da pressão arterial como a hipertensão arterial, por exemplo.
Quando o teste ergométrico é indicado?
O teste ergométrico é indicado quando há a necessidade de avaliar sintomas provocados por esforço físico como dor no peito, falta de ar, taquicardia (palpitações) ou tonturas, que podem indicar problemas cardiovasculares.
Além disso, o teste também pode ser utilizado como parte da avaliação pré-operatória em cirurgias de média a alta complexidade; e como parte de exames feitos durante um check-up de rotina tentando flagrar problemas ainda sem sintomas.
O teste ergométrico também pode ser usado para definir estratégias de reabilitação cardíaca e acompanhamento após infarto do miocárdio ou em caso de angina. Nesses casos, o médico pode requisitar outro exame mais complexo, a cintilografia do miocárdio. Este tipo de exame, na modalidade de esforço, utiliza contraste para avaliar de forma mais detalhada o fluxo sanguíneo do coração durante a atividade física (fase de estresse).
Contraindicações
O teste ergométrico é realizado em ambiente médico supervisionado por um cardiologista. Isso porque, embora seja amplamente utilizado para diagnosticar algumas doenças do coração, existem algumas situações em que ele não é recomendado por colocar em risco a saúde do indivíduo.
As contraindicações para a realização do exame são:
-
Até dois dias após infarto agudo do miocárdio;
-
Angina instável;
-
Arritmias não controladas;
-
Insuficiência cardíaca descompensada;
-
Estenose valvular grave;
-
Endocardite, pericardite e miocardite ativas;
-
Embolia pulmonar aguda
-
Suspeita ou presença de trombose venosa profunda.
Outras condições, como hipertensão arterial não controlada e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) podem dificultar a realização do teste, mas não são impeditivos se o exame for recomendado pelo médico.
Como se preparar para um teste ergométrico?
Para realizar o teste ergométrico, é importante seguir algumas recomendações:
-
Alimentação: deve ser leve pelo menos 1 hora antes de sua execução. Evitar ingerir alimentos estimulantes, como café, chá e chocolate. Evitar alimentos gordurosos ou refeições volumosas.
-
Roupas confortáveis: use roupas leves, principalmente de prática esportiva e confortáveis, que permitam a movimentação livre do corpo.
-
Tênis confortáveis: use tênis confortáveis para caminhar ou correr na esteira.
-
Hidratação: mantenha hidratado antes do exame.
Como o exame é feito?
O teste ergométrico é realizado em ambiente médico supervisionado por um médico especialista em teste de esforço. Inicialmente, no pré-exame, são feitas mensurações de pressão arterial, perguntas sobre saúde geral e objetivos do exame. Em seguida, o paciente inicia o exercício na esteira ou bicicleta, com a intensidade gradualmente aumentada pelo médico.
Durante o teste, são avaliados parâmetros como frequência cardíaca, pressão arterial, eletrocardiograma e a presença ou não de sintomas, como dor no peito, tontura e falta de ar (entre outros). Ao final do procedimento, é feita uma análise dos resultados, que serão utilizados para orientar o tratamento adequado, se necessário.
O teste geralmente dura de 10 a 15 minutos, mas pode durar mais tempo em casos que necessitem de mais tempo de análise. O médico pode interromper o teste a qualquer momento se o paciente apresentar algum sintoma ou sentir-se mal.
Alguns exames podem ser complementares na análise cardíaca. Um deles é o ecodopplercardiograma, entre outras opções.
Onde fazer teste ergométrico em São Paulo?
Para obter mais informações sobre onde realizar o teste ergométrico em São Paulo, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online.