A tomografia abdome total é um exame não invasivo que utiliza radiação ionizante para formar imagens precisas, ajudando os profissionais de saúde a identificarem uma ampla gama de condições médicas, desde doenças inflamatórias a tumores complexos.
Acompanhe a leitura para saber quando a tomografia abdome total é indicada e como fazer a preparação para o exame.
Tomografia abdome total: o que é e para que serve?
De modo geral, a tomografia é um método de imagem minimamente invasivo e indolor que gera imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos. A tomografia abdome total examina especificamente a região abdominal e pélvica, envolvendo órgãos como como fígado, rins, pâncreas, bexiga, alças intestinais e parede abdominal.
Quando a tomografia do abdome total é indicada?
A tomografia do abdome total é um exame indicado para ajudar no diagnóstico de várias doenças, como:
-
Doença de Crohn: uma doença inflamatória crônica que afeta o trato gastrointestinal.
-
Pancreatite: processo inflamatório que afeta o pâncreas, um órgão localizado na região esquerda do corpo, logo abaixo das costelas.
-
Cálculos biliares (pedra na vesícula): são depósitos duros como cristais de rocha que se formam dentro da vesícula biliar.
-
Infecção renal: inflamação causada pela invasão de microrganismos, como bactérias, no sistema urinário.
-
Cirrose hepática: condição na qual o fígado desenvolve cicatrizes que gradualmente substituem as células saudáveis do órgão, prejudicando sua função.
-
Apendicite: condição causada pela inflamação do apêndice, um pequeno órgão localizado na primeira porção do intestino grosso.
-
Cálculos renais: condição em que sais minerais presentes na urina se cristalizam, formando pequenas pedras dentro do sistema urinário, podendo levar a complicações sérias como insuficiência renal.
-
Doenças vasculares como os aneurismas da aorta abdominal: ocorre quando as paredes da aorta, o maior vaso sanguíneo do corpo responsável por transportar sangue do coração para a cabeça, abdômen e pernas, se dilatam em mais de 50% do seu diâmetro normal na parte inferior do abdômen.
-
Tumores benignos ou malignos dos diversos órgãos.
O exame pode ser solicitado diante de sintomas como dor abdominal, inchaço, febre, náuseas ou vômitos, fadiga, perda de peso, entre outros sinais e sintomas clínicos.
Vale ressaltar que a tomografia do abdome total não é recomendada para mulheres grávidas, pois para gerar as imagens, utiliza-se radiação ionizante, similar àquela utilizada nos exames de raio-x.
Como é o preparo para uma tomografia do abdome total?
É recomendado beber bastante líquido no dia anterior e após o exame para facilitar a eliminação do contraste do organismo.
O jejum recomendado para este tipo de exame é de 2 horas e, em casos específicos, pode ser necessária a realização de um preparo antialérgico no caso do uso de contraste venoso.
No dia do exame, é importante usar roupas sem metal, como zíperes, botões ou acessórios. Prefira roupas de moletom ou de malha (em algodão).
Tomografia abdome total: quando o contraste é necessário?
Em alguns casos, o médico solicitante ou o médico radiologista que acompanhará seu exame poderá solicitar o uso de contraste para melhorar a visualização de alterações.
A tomografia abdome total com contraste tem como objetivo melhorar a acurácia do método e observar como as estruturas e órgãos se impregnam pelo contraste. Ela possibilita a visualização de eventuais lesões não identificadas no estudo sem contraste.
Onde agendar tomografia abdome total
Para obter mais informações sobre onde realizar a tomografia de abdome total, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamentos online.
Autor: Dr. Vitor Sardenberg - médico radiologista